TOCANTINS
A deputada fez duras críticas à Concessionária de Água e Esgoto do Tocantins BRK Ambiental.
A Deputada Estadual Professora Janad Valcari (PL), fez duras críticas à Concessionária de Água e Esgoto do Tocantins BRK Ambiental, durante audiência pública na Assembleia Legislativa do Tocantins, ocorrida nesta quinta-feira, 23. Ela solicitou a imediata diminuição das altas tarifas de água e esgoto, destacando que o valor do metro cúbico no Tocantins é o mais alto na região norte.
No discurso, Valcari ressaltou a falta de esclarecimento sobre o cálculo das tarifas, criticando a má qualidade dos serviços prestados pela concessionária. Ela mencionou problemas como esgoto a céu aberto, cortes no asfalto com reparos inadequados, despejo de resíduos no lago, água barrenta nas torneiras e recorrentes faltas d’água.
A deputada enfatizou que a BRK Ambiental lidera as reclamações no Procon, com 1.485 queixas em apenas seis meses. Questionou a discrepância entre a abundância das bacias hidrográficas do Tocantins e Araguaia e a elevada tarifa paga pelos consumidores.
Janad Valcari encerrou seu discurso cobrando respeito, atendimento de qualidade e preços justos para os consumidores. Ela fez perguntas diretas à BRK sobre a possibilidade de redução das taxas, os valores envolvidos e o início da efetivação, destacando que esses questionamentos já foram apresentados à concessionária em reunião com a presença do Governador Wanderlei Barbosa.