JALAPÃO
A deputada solicita linha de crédito para famílias artesãs impactadas pelo fogo que devastou o campo de capim dourado, na Comunidade quilombola Mumbuca, em Mateiros, região do Jalapão.
A deputada estadual Professora Janad Valcari (PL), apresentou um requerimento na Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), solicitando um estudo de viabilidade para uma linha de crédito com carência de 18 meses, para famílias artesãs impactadas direta e indiretamente pelo fogo que devastou o campo de capim dourado, antes da colheita, na Comunidade quilombola Mumbuca, em Mateiros, região do Jalapão.
Segundo Valcari, o incêndio ocorrido no final de setembro, no campo de capim dourado teve um impacto severo na comunidade do Quilombo Mumbuca, prejudicando as fontes de renda e meios de subsistência de muitas famílias. Para a parlamentar, o capim dourado é um recurso crucial para as atividades artesanais da população que ali se vive, e a destruição causada pelo fogo compromete significativamente a capacidade de produção e, consequentemente, a estabilidade financeira dos que dependem do capim dourado.
“Portanto, gostaria de solicitar uma análise do aumento de carência do programa de crédito que já existe na Agência de Fomento do Estado do Tocantins, e que conta com apenas dois meses. A extensão para um período de 18 meses de carência gera mais facilidade para que as famílias afetadas reconstruam as atividades, preservem sua tradição artesanal e gerem receita antes de começarem a pagar o empréstimo”.