Durante Audiência Pública para tratar das reivindicações dos profissionais de enfermagem de Palmas e do Estado do Tocantins, o vereador professor Júnior Geo (PROS) cobrou do Executivo municipal ações mais efetivas, práticas que atendam os anseios da categoria, que consistem em melhores condições de trabalho e melhorias salariais. O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira, 14 de maio, na Câmara de Vereadores.
Na ocasião o vereador apresentou um documento cobrando uma agenda de reuniões com o Executivo para discutir meios de atender as reivindicações da classe. “Buscamos uma solução prática, agilidade no processo, reunir com o ordenador de despesas e chegar a uma proposta efetivaâ€, cobrou o parlamentar.
O vereador Valdemar Júnior, autor do requerimento que solicitou a Audiência Pública disse que os profissionais não estão buscando melhorias para si, mas para toda a população de Palmas e do Tocantins. “Cadê as autoridades desse Estado, o Ministério Público, o Chefe do executivo estadual, a secretária estadual de Saúde, peças fundamentais no processo de discussão, quando se trata de saúde para discutirmos uma solução para os profissionais e para a saúde do estadoâ€, cobrou o parlamentar.
Os representantes dos profissionais denunciaram a falta de dipirona, luvas dentre outros nos Postos de Saúde de Palmas, falaram sobre as más condições de trabalhado, as quais são submetidas para desenvolver suas funções, a defasagem salarial, cobraram o pagamento de insalubridade e ameaçaram entrar em greve, caso suas reivindicações não sejam atendidas.
Após a Audiência, os vereadores se reuniram para formar uma comissão, sugerida pelo vereador Valdemar, que deverá ter representantes da Câmara de Vereadores, Executivo Municipal e categoria profissional para tratar das reivindicações dos profissionais.
Além da participação dos profissionais, que estavam munidos de cartazes e faixas, a Audiência Pública contou com a participação do presidente do Sindicato de Enfermagem do Tocantins (Seet), Claudean Pereira Lima e do secretário executivo da Saúde de Palmas, Nesio Fernandes de Medeiros Júnior.