Seguir com destaque no futebol internacional, vestir a camisa da Seleção Brasileira, jogar no futebol profissional tocantinense antes de encerrar a carreira e construir um Centro de Treinamento em Cachoerinha ou na Região do Bico do Papagaio, visando dar oportunidade aos jovens na descoberta de novos talentos. Estes são os “sonhos†do jogador tocantinense de Cachoeirinha, Gilberto Macena, 31 anos, que está passando férias em sua terra natal. Atuando fora do paÃs há mais de dez anos, Macena já passou pelo futebol do Rio de Janeiro, São Paulo, Dinamarca, China e agora está na Tailândia.
“Sempre falo isso. Continuar sonhando sempre é válido se não tivesse sonhado não teria conquistado e chegado onde chegueiâ€, afirmou o atleta que viaja na próxima terça-feira de volta para Tailândia, já que suas férias são de apenas 12 dias. Ele retorna aos treinamentos no dia 3 de setembro.
CARREIRA
Macena conta que pelo fato de morar numa cidade pequena do interior do Tocantins (Cachoeirinha, cuja população é de 2.148 mil habitantes), tudo era muito difÃcil na terra natal. Sonhando em ser jogador de futebol resolveu buscar o sonho morando em AraguaÃna, onde jogou por dois anos na escolinha de futebol de Adevaldo Macedo. Depois disso foi fazer teste no Rio de Janeiro, onde passou e foi jogar numa equipe da segunda divisão, o Ceres. Por ter despertado interesse em equipes paulistas foi jogar pelo Comercial de Ribeirão Preto e Rio Claro, mas logo se transferiu para o futebol da Dinamarca, em 2005, no modesto Holbæk B & I, da divisão de acesso. Como foi bem, no ano seguinte, se transferiu para o AC Horsens, que disputa a divisão de elite, onde se constituiu no principal artilheiro do time em várias competições importantes. E lá ele fez história, já que atuou 178 vezes e marcou 81 gols.
No começo de 2012, o brasileiro foi contratado pelo Shandong Luneng, da China, e conseguiu se destacar, logo integrando o time titular, ocupando a posição de Obina, que foi embora depois disso. Na China, ainda, vestiu a camisa do Hangzou Greentown e ajudou esta agremiação a se manter na divisão de elite do paÃs. Neste ano, o atacante foi contratado pelo Buriram United, um dos grandes clubes da Tailândia e da Ãsia. Este ano já foi campeão pelo clube da Supercopa Tailandesa.
DESENHOS
Como um de seus sonhos é ajudar a garotada de sua cidade e do futebol do Tocantins, Macena, em um momento de folga, na Tailândia, criou um desenho mostrando a importância do garoto estudar e também ter a oportunidade de sonhar em ser um jogador de futebol. Tanto que idealizou e sugeriu ao desenhista Márcio Baraldi a ilustração de um desenho denominado “Gilzinhoâ€, visando passar mensagens positivas e educacionais a molecada.
CELEIRO
O Tocantins é um verdadeiro celeiro de talentos revelados no Estado como Lúcio (Alvorada), Tiba, Jardel e Sandro Hiroshi (AraguaÃna), Roni (Aurora), Márcio Goiano (Miranorte), Luiz Paulo (Figueirópolis), Clayton Souza (TocantÃnia), Renato Silva (Colinas), Ferdinando (Nova Olinda), Walison Maia (Natividade), Antônio Flávio (Brejinho de Nazaré), Leandro Pereira (Porto Nacional), Lucca (Palmas), Diogo Campos (Aparecida do Rio Negro), Marlone (Augustinópolis), Jarlan (Rio Sono), Péricles (Itaguatins), Gustavo Tocantins (Gurupi), Tozin (Gurupi), Werick (Gurupi), Felipe Hebert (Combinado), Danilo Gomes, (Buritirana), João Pedro (Miracema), Douglas Rafael (Lajeado), entre tantos talentos. (Jornal do Tocantins)