O jovem VÃctor Watanabe Coutinho, de Araguatins, viaja nesta quarta-feira, 16, a BrasÃlia, para participar da 3ª Conferência Nacional de Juventude, até o próximo sábado, 19. A delegação tocantinense é formada por dois servidores do poder público (um do Estado e um representando os municÃpios) e 11 da sociedade civil - um deles, jovem cadeirante. Os jovens foram escolhidos, em votação, durante Conferência de Juventude no Estado, no segundo semestre deste ano.
Durante a Conferência Nacional de Juventude, os jovens do Tocantins vão apresentar as 22 propostas de polÃticas públicas de juventude escolhidas por diversos segmentos sociais de todo o Estado e, ainda, participar da votação para escolha daquelas que farão parte do Plano Nacional de Juventude para os próximos 10 anos.
As propostas, debatidas em etapas municipais, regionais e fase estadual no Tocantins, foram baseadas nos 11 eixos de direitos do Estatuto da Juventude - Cidadania, à participação social e polÃtica e o protagonismo juvenil; Desporto e ao lazer; Diversidade e à igualdade; Segurança pública e ao acesso à justiça; à comunicação e à liberdade de expressão; Cultura; Território e mobilidade; profissionalização, ao trabalho e renda; Direito à saúde e educação; e Sustentabilidade e ao meio ambiente – cada um discutido em Grupos de Trabalhos especÃficos.
Delegação
Os delegados do Tocantins que vão à etapa nacional são: VÃctor Watanabe Coutinho (Araguatins), Amanda Leal dos Santos (Palmas), Itria Corrêa Silva, (Palmas), Pablo Filipe Raposo Silva (Palmas), Fernanda Gomes Bonfim (Dianópolis), Milena Kelly Sampaio (Colinas), Samara Oliveira de Sá (Gurupi), Mariane Pereira Teixeira (AraguaÃna), Judson Franciel Ramos Silva (Colinas), Rafael dos Santos Matias (Arapoema), Márcia Karajá (AraguaÃna), representante indÃgena, Felipe Fernandes de Albuquerque (poder público estadual) e Carlos Elias Benevides (poder público municipal).
Plano Estadual
Durante a Conferência Estadual em Palmas, os delegados aprovaram, ainda, mais uma proposta por eixo temático com sugestão de jovens de todas as regiões do Estado. Essas 11 sugestões de ações e polÃticas públicas vão servir para a construção do Plano Estadual de Juventude.
De acordo com o superintendente estadual de juventude, Ricardo Ribeirinha, o processo para a realização das conferências regionais foi da forma mais democrática possÃvel e contou com significativa participação dos jovens do interior do Estado.