GILBERTO FERREIRA
Jovem de origem humilde do interior do estado, se destaca no cenário palmense com histórico de lutas, conquistas e ajuda o próximo.
De origem humilde e infância marcada por lutas e desafios, o jovem natural do município de Santa Rosa do Tocantins, cidade localizada na região sudeste do estado, Gilberto Ferreira, tem se tornado cada vez mais conhecido no cenário político, científico e social da capital Palmas.
Há relatos que evidenciam que nas redes sociais, rodas de amigos e até mesmo no âmbito de discussões que dialogam sobre exemplos a serem mencionados o nome do jovem tem sido lembrado com considerável admiração pelo público que enaltecem sua força, garra, dedicação e vontade de ajudar as pessoas que dele precisa e até mesmo quem não o conhece.
Gilberto Ferreira é graduado em Serviço Social pelo Centro Universitário Luterano de Palmas desde 2018, onde foi bolsista do Prouni. É pós-graduado em Saúde da Família e Comunidade, pelo Programa Multiprofissional em Área Profissional da Saúde da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas. O jovem já atuou como assistente social em diversas Unidades Básica de Saúde do município de Palmas onde pode conhecer de perto os anseios e necessidades das pessoas que sempre demonstraram alegria e gratidão pelo seu trato, atenção e profissionalismo.
Visando o bem-estar da comunidade palmense, Gilberto realizou muitos trabalhos e atividades em parceria com unidades escolares, Centro de Referência de Assistência Social, unidades de acolhimento e reeducação de crianças, adolescentes e jovens, bem como, realizou pesquisa voltada para a implementação de melhorias no atendimento e qualidade de vida das mulheres, adolescentes e suas famílias em Palmas.
O jovem de 33 anos de idade também tem mostrado conhecimento sobre as necessidade reais que permeiam os bairros periféricos da cidade, onde o mesmo tem desenvolvido ações de amparo e acolhimento a famílias carentes. Fontes também afirmam que Gilberto Ferreira ainda acumula experiência no âmbito da educação, pois consta em sua trajetória de vida, longos anos de atividade como secretário de escola pública o que também é evidenciado no livro de sua autoria intitulado: "Os desafios do ensino público na construção da educação emancipatória", produto final de sua graduação.
A sua preocupação e dedicação com o social e melhoria da qualidade de vida das pessoas tem sido a muito tempo seu exercício diário e tem buscado fazer isso de inúmeras formas e vertentes. Uma delas é a de poder democratizar e ampliar o acesso das pessoas à informação e ao conhecimento onde tem publicado diversos textos e reflexões nos maiores jornais impressos e plataformas digitais do estado do Tocantins. Projeto que também se estende ao universo da pesquisa científica onde escreveu e publicou resumos expandidos e artigos em Jornadas de Iniciação Científica e revistas renomadas.
O jovem é servidor público estadual desde 2013 e soma vasta experiência na área da política de Assistência Social, adquirida tanto na sua formação superior como na prática do trabalho desenvolvido na Secretária de Estado do Trabalho e Assistência Social do Estado do Tocantins, e ainda na área da infância e adolescência.
Desde o ano de 2014 o jovem tem desenvolvido estratégias e ações para a colocação de pessoas desempregada de volta ao mercado de trabalho, bem como oportunizar aos jovens a sua primeira vaga de emprego. O jovem nos relatou que até o momento, mais de 160 pessoas conseguiram um emprego via as ações que o mesmo vem desenvolvendo. Ele relata que sentiu a necessidade de ajudar as pessoas que por inúmeros motivos, inclusive a falta de trabalho e oportunidades no interior, vem à Palmas a procura de crescimento assim como ele. E que chegando aqui se esbarra em inúmeras dificuldades o que muitas vezes os fazem voltar de onde vieram. Voltam frustados. “muitos se frustam, decepcionam, desistem, adolescentes engravidam, jovens começam ou se afundam no álcool”. Relata ainda que é bom ouvi ou receber uma mensagem de texto dizendo, “olha, conseguir um trabalho” ou “recebi meu primeiro pagamento” ou até mesmo “meu filho agora vai ter o que comer!”.
Gilberto Ferreira mencionou à nossa redação de que começou tudo isso porque quando chegou a Palmas, enfrentou muitas dificuldades e “nãos” e que luta para que outras pessoas possam encontrar mais oportunidades e esperança. “Hoje já é mais fácil fazer o trabalho, muitos empregadores me mandam vagas de emprego ou me procuram se sei de um tipo específico de profissional para indicar”.
Além dessas atitudes, Gilberto Ferreira também é voluntário no HGP- Hospital Geral de Palmas, o maior hospital público do Tocantins. “Verdade, sou voluntário lá. Corto cabelos das pessoas que ali estão internadas. Sinto uma gratidão tão grande vinda dos olhares deles e dos acompanhantes que ali estão”. Relata o jovem. “Um dia uma mocinha que ali estava acompanhando o seu avô que aguardava uma cirurgia disse a mim que ela naquele momento tinha descoberto o que ela queria ser quando terminasse tudo aquilo, iria ser voluntária no postinho da cidade dela”.
Foram diversos os relatos de pessoas sobre as ações do jovem Gilberto, entre elas a de que “ele podia se candidatar aqui, eu votaria com certeza!”
Perguntamos ao jovem o que ele espera com tudo isso que faz e ele respondeu: “Fazer o que eu posso! Existe muitas coisas que podemos fazer hoje, agora... e eu tento fazer no lugar que estou, com o que eu tenho disponível”.