Facebook
29/05/2020 - 17h35m

EM 30 DIAS

Justiça Federal determina publicação de demarcação do território quilombola da Ilha de São Vicente, em Araguatins

Justiça Federal determina publicação de demarcação de território quilombola em 30 dias (Foto: Divulgação)

A Justiça Federal determinou o Instituto Nacional De Colonização e Reforma Agrária (Incra) publicar a portaria de demarcação do território quilombola da Ilha de São Vicente, em Araguatins. A decisão proferida na última segunda-feira, 25, ocorreu após pedido do Ministério Público Federal (MPF).

Conforme o MPF, a sentença da juíza Federal Ana Carolina De Sá Cavalcanti deu o prazo de 30 dias para o Incra e prevê multa R$ 500,00 por dia de atraso na publicação da portaria.

Apesar do longo prazo desde o início do reconhecimento, a finalização do processo de regularização da terra não poderá ser feita agora devido às restrições de contato social impostas pela pandemia da Covid-19, por isso a Justiça Federal determinou inicialmente apenas a publicação da portaria, pois não requer o deslocamento de servidores ao local.

A Ilha de São Vicente está reconhecida como território quilombola desde 2010, entretanto a falta de regularização faz com que o local sofra constantemente com invasões e brigas territoriais. Atualmente 48 famílias quilombolas e 25 ocupantes não quilombolas moram no local.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS