Facebook
29/04/2022 - 20h43m

CABE RECURSO

Justiça eleitoral cassa mandatos do prefeito e da vice de Araguatins por gastos ilícitos em campanha

Com informações de Cleber Toledo

Sentença do juiz José Carlos Tajra Reis Júnior ainda cabe recurso.

Justiça eleitoral cassa mandatos do prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia, e da vice, professora Elizabete por gastos ilícitos em campanha

Decisão da 10ª Zona Eleitoral proferida nesta sexta-feira, 29, julgou procedente duas representações ingressadas contra o prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia (PP), e a vice, professora Elizabete (PSD), e os condenou por gastos ilícitos na campanha de 2020, determinando ainda a cassação de ambos.

Apesar da pena, a sentença do juiz José Carlos Tajra Reis Júnior é de 1ª instância e precisa ser confirmada pelo Tribunal Regional (TRE). As ações foram movidas por Rocha Miranda (PTB) e Claudio Santana (MDB), 2ª e 3ª colocados no pleito, respectivamente.

As representações tem três frentes. A primeira trata da omissão na prestação de contas de campanha, fato que acabou por envolver o presidente Jair Bolsonaro (PL) e Lula da Silva (PT) em curiosa manifestação da defesa. Entretanto, o juiz não foi convencido. “Percebo que o argumento se limita a invocar o anterior pedido de cancelamento da contratação como justificativa para a não declaração da despesa. A meu ver, a tese não merece prosperar. […] Os gastos eleitorais efetivam-se na data da sua contratação, independentemente da realização do seu pagamento, e devem ser registrados. […] Trata-se, assim, de irregularidade gravíssima que, diante do alto valor das despesas omitidas”, alega. Outro ponto foi a não declaração de gastos com serviço de impulsionamento em redes sociais e ainda a identificação que uma empresa no nome da esposa de Aquiles da Areia teria pago um instituto para realização de pesquisas eleitorais. O magistrado considerou isto uma doação, que também não foi apresentada à Justiça Eleitoral. Ao todo, R$ 198.742,53 teriam sido omitidos.

Leia no Arquivo abaixo a íntegra da sentença:

Deixe seu comentário:

1 Comentário(s)

  • Aldomiran Lima de Moraes | 03/05/2022 | 10:07 Já residi em Araguatins, hoje moro em Imperatriz, Ma, mas isso não passa de aberração de 1 perdedor. Isso eu considero que o sujo está falando do mal lavado. Dois ex-prefeitos condenados por corrupção, entrando na justiça para derrubar o atual prefeito, alegando que houve irregularidades nos gastos de campanha, e eles fizeram uma campanha regular, sem excessos?. Não conheço o atual prefeito, mas deixa o homem trabalhar!
BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS