CAMPANHA
Seciju recebe mais de 100 kits de higiene pessoal feminino doados em campanha mobilizada pelo Tribunal de Justiça do Tocantins.
Nesta semana, a Secretaria de Estado de Cidadania e Justiça (Seciju) recebeu do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) a doação kits de higiene pessoal para custodiadas de todas as unidades penais femininas (UPF) do Tocantins. A primeira doação de 57 kits foi entregue pessoalmente ao secretário executivo da Pasta, Geraldo Divino Cabral, no início da semana, para serem destinadas às UPF’s de Ananás e Talismã.
Cada kit contém itens para higiene básica como absorventes, shampoo, condicionador, sabonete, esponja, desodorante, escova de dente, creme dental, hidratante corporal, chinelo, e toalha de banho e rosto. Durante cerimônia no hall do TJTO com a presença da chefe de gabinete da Presidência do Tribunal, secretário executivo Geraldo Cabral, superintendente de Administração dos Sistemas Penitenciário e Prisional Orleanes Alves e chefes das unidades, foram entregues 25 kits destinados às UPFs de Ananás e 32 para Talismã.
Entrega dos kits
A chefe de gabinete da Presidência do TJ, Kenia Cristina de Oliveira, explicou como esta ação surgiu e quem contribuiu para que se tornasse possível: "Após assistir uma matéria sobre pobreza menstrual, me sensibilizei e chamei algumas pessoas do TJ para auxiliarmos essa população que muitas vezes é esquecida até mesmo pelas famílias. Juntamos a Presidência, a Corregedoria, o Fórum da Comarca de Palmas, e a Escola Superior de Magistratura, estabelecemos um número de kits para doação, os itens necessários e distribuímos as quantidades por departamentos e anexos", pontuou.
“O TJ sempre foi e é um dos nossos maiores parceiros em todos os sentidos. Esta iniciativa representa uma grandeza de todos do Tribunal em colaborar com a execução da pena para além da sua função, chamando a sociedade, por meio dos seus servidores, para contribuir com o Estado na assistência integral às mulheres em privação de liberdade”, com essas palavras, o secretário executivo da Seciju, Geraldo Divino Cabral, fez os devidos agradecimentos no evento.
Danusa Rodrigues, chefe da UPF de Ananás, ressaltou que desta forma elas percebem que não estão desassistidas. "Assim elas perceberão que estão sendo lembradas, que aqui fora há pessoas que querem auxiliar na execução da pena delas", destacou.