EDUCAÇÃO
A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) iniciou, na semana passada, a distribuição do material didático aos alunos do MedioTec, estratégia para oferta de cursos em longa duração a alunos do ensino médio por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Implantado em Araguatins, Tocantinópolis e em mais 13 municípios tocantinenses, o MedioTec constitui-se numa ação de aprimoramento da oferta de cursos técnicos para o aluno matriculado no ensino médio regular.
O MedioTec busca fortalecer e ampliar a oferta de educação profissional técnica de nível médio articulada com as redes públicas de educação e com o setor produtivo, de modo que os alunos cursem o ensino técnico no contraturno do ensino regular.
Ao todo, 521 cursistas das turmas de Eventos, Biblioteconomia, Agronegócio, Hospedagem, Cooperativismo e Multimídia receberão a reposição do material que será utilizado durante o curso. Os kits de reposição foram entregues aos diretores Regionais de Educação que realizam a distribuição nos municípios onde são ministrados os cursos. Já os professores que iniciarão o segundo módulo de cada curso também irão receber kits pedagógicos.
De acordo com a titular da Seduc, professora Wanessa Zavarese Sechim, a distribuição dos materiais visa garantir aos estudantes condições básicas para o aprendizado. “O MedioTec busca preparar os estudantes para o mundo do trabalho, e a entrega dos kits proporciona condições para a continuidade dos jovens nos cursos oferecidos pela rede”.
A superintendente de Educação Profissional da Seduc, que coordena o Pronatec no Estado, Flavilene Bueno Coelho, reforçou que a distribuição do material escolar garante aos estudantes condições favoráveis para o aprendizado. “Nós já havíamos distribuído os kits aos alunos do Pronatec no ano passado e agora realizamos a reposição do material. Espero que esse material auxilie nossos alunos no aprendizado do dia-a-dia”, pontuou.
Com duração de um a dois anos, conforme o plano pedagógico, a carga-horária e sua distribuição ao longo da formação, os cursos ofertados pelo programa avaliam as necessidades de profissionais qualificados para o mundo do trabalho e renda, considerando as projeções de crescimento econômico e social. Diante deste diagnóstico, as instituições adequam as ofertas para a demanda de cada região.
No Tocantins, o Mediotec é ofertado em Araguatins, Tocantinópolis, Araguaína, Cristalândia, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Formoso do Araguaia, Gurupi, Miracema, Mateiros, Pedro Afonso, Palmeirópolis, Guaraí e Taguatinga.
Encontro
Segundo Flavilene, em reunião realizada no final de fevereiro com a secretária de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) Eline Neves Braga do Nascimento, com representantes dos ministérios demandantes e os representantes das Secretarias de Educação dos Estados e Institutos Federais, foi discutido o cronograma das próximas pactuações do MedioTec para o segundo semestre de 2018.