SAÚDE
A supervisão ocorreu entre os dias 05 e 09 de agosto, promovendo orientações aos profissionais.
Com o objetivo de realizar o monitoramento, assessoria e supervisão às unidades de saúde, a equipe do Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO), esteve entre os dias 05 e 09 de agosto, nos laboratórios de análise clínicas e entomologia, e postos de coleta de Sítio Novo, São Miguel e Augustinópolis, promovendo orientações aos profissionais.
A ação é organizada pela coordenação da Rede de Laboratórios e na oportunidade, as farmacêuticas Rosane Rodrigues de Souza Carvalho e Maria Zilda Souza Silva, que atuam no setor de controle de qualidade do LACEN-TO, unidade Araguaína, ofertaram a assessoria técnica.
As servidoras orientaram os profissionais sobre a coleta, confecção de lâminas e coloração de lâminas de Hanseníase para 12 técnicos que trabalham no laboratório Quality, em Augustinópolis, e nos postos de coleta do laboratório em Sítio Novo e São Miguel.
Sobre o trabalho a farmacêutica bioquímica do LACEN-TO, Sirlene Borges Damasceno, afirmou que “é de grande relevância, pois padronizamos os processos de trabalho, a fim de assegurar a qualidade e confiabilidade no diagnóstico de Hanseníase, uma vez que a maioria de não conformidades em diagnósticos são decorrentes da fase pré-analítica”.
Capacitação
O LACEN-TO realiza visitas técnicas aos laboratórios. O objetivo é supervisionar as unidades, através de verificação in loco da capacidade operacional, qualidade dos serviços ofertados, estrutura física e recursos humanos disponíveis.
A equipe também assessora os profissionais nas possíveis dificuldades ou não conformidades visualizadas, e pode recomendar medidas corretivas com base nas normas técnicas.