Facebook
28/04/2022 - 18h30m

UBS DA FAMÍLIA V

Liga acadêmica da Unitins promove palestra sobre tuberculose no povoado Vila 16 em Augustinópolis

Durante a programação, os ligantes forneceram orientações acerca da história da Tuberculose, bem como dos seus riscos, sintomas e tratamento.

A palestra ocorreu na UBS da Família V, no povoado Vila 16, em Augustinópolis (Foto: Ananda Portilho/Dicom Unitins)

Os usuários e a equipe multidisciplinar da Unidade Básica de Saúde da Família V, no povoado Vila 16, em Augustinópolis, participaram da palestra “Tuberculose: histórico, sintomas e tratamento” na noite desta segunda-feira, 25. O momento de aprendizado foi promovido pela Liga Acadêmica de Estudos Morfofuncionais (Laem) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Augustinópolis.

A entidade é ligada ao curso de Enfermagem da unidade de ensino, mas conta com acadêmicos e professores do curso de Medicina, também do Câmpus Augustinópolis. A palestra foi coordenada pela professora Patrícia Vieira, do colegiado de Medicina, com a participação dos acadêmicos do mesmo curso Acza Gabrielly Silva Jales, Andressa Rodrigues Bezerra e Cláudia Lorena Carvalho Alves. Além do acadêmico de Enfermagem, Eriton Veríssimo.

Durante a programação, os ligantes forneceram orientações acerca da história da Tuberculose, bem como dos seus riscos, sintomas e tratamento. Para a aposentada Antônia Ferreira, de 64 anos, o momento foi maravilhoso. “Aprendemos muita coisa e tivemos mais conhecimento sobre essa doença. Eu também gostei de ver pessoas diferentes por aqui, com conversas diferentes e falando de problemas [de saúde] que a gente não conhecia. A brincadeirinha que elas [acadêmicas] fizeram ‘pra’ animar também foi muito boa. Todo mundo gostou, eu acho”, contou aos risos.

Dona Antônia se divertiu com o bingo temático realizado pelos acadêmicos da Unitins (Foto: Ananda Portilho/Dicom Unitins)

O tema da palestra foi escolhido pela própria comunidade, que vai continuar sugerindo as temáticas dos próximos encontros, uma vez que a Laem pretende realizar um encontro mensal para abordar temas diversos de saúde. “Uma vez por mês estamos vindo aqui na UBS para tentar amenizar as dúvidas sobre os temas que eles têm curiosidade, além de trazê-los para o tratamento, inclusive aqueles que por algum motivo abandonaram algum tipo de tratamento. Nossa intenção é facilitar o trabalho do pessoal do posto e aumentar a educação em saúde da população a respeito desses temas que são graves, com muitas lacunas em relação ao conhecimento”, explicou a professora Patrícia Vieira, orientadora da Laem.

Além da explicação acerca da Tuberculose, os participantes também se divertiram com um bingo que ressaltou informações importantes acerca da doença e puderam se deliciar com um lanche. A técnica de enfermagem da UBS, Jerciane Balbino Queiroz, também aprovou a iniciativa. “Achei ótima a ação de hoje, o tema foi bem explicado e nós tivemos mais conhecimento sobre a Tuberculose”.

Para o acadêmico de Enfermagem/Câmpus Augustinópolis e ligante da Laem, Eriton Veríssimo, essa foi mais uma das oportunidade para a Unitins estar perto da comunidade e levar orientações. “Eu estou bem feliz em ter participado. Foi uma ação rápida, mas conseguimos explicar o que nos propusemos a passar para eles”.

Programação reuniu trabalhadores da unidade de saúde e membros da comunidade (Foto: Ananda Portilho/Dicom Unitins)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS