PROJETO LIXO & CIDADANIA
Durante a manhã desta quinta-feira, 28, a equipe do Lixo e Cidadania que está na Região do Bico do Papagaio realizou o cadastro de catadores de materiais recicláveis em Augustinópolis. Todos os catadores responderam ao questionário sócio-econômico e disseram ter aprovado o Projeto que é executado no Estado pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas). Durante a tarde a equipe desenvolveu o mesmo trabalho em Praia Norte.
O Lixo & Cidadania está realizando a fase de diagnóstico com três equipes de trabalho formadas por um catador, um assistente social e um engenheira ambiental que trabalham simultaneamente para percorrer os 139 municípios do Estado realizando cadastro de catadores e coleta de dados sobre a situação ambiental de cada um deles.
Ademir dos Santos, 55, trabalha na limpeza pública da cidade e aproveita para selecionar latinhas para venda. Ele disse que acredita que o Projeto pode trazer melhoras para seu trabalho. "O Projeto é muito bom, espero que ele não demore para começar as próximas fases. Tem tudo pra ser bom pra cidade", afirmou.
Já o vigilante João Oliveira, 57, utiliza as suas manhãs de segunda a sexta para coletar latas e garrafas pela cidade. "Gostei muito da opção de cursos e vou achar muito melhor se pudermos colocar as coisas em prática e conseguir um nova renda", disse.
Diferentemente dos outros, José Almeida tem a atividade como sua única renda. Para ele, o cuidado com a saúde é primordial para a execução do trabalho. "Eu trabalho por conta própria e mesmo assim uso equipamentos de proteção individual. Uso bota, calça, blusa de manga comprida e luva. Nossa profissão precisa desses cuidados, então se trouxerem informações sobre esses cuidados que devemos ter, já será muito bom", comentou.
Praia Norte
Em Praia Norte a equipe esteve na prefeitura solicitando dados sobre a questão ambiental do município e esteve no lixão. Após este trabalho, realizou busca ativa pelos catadores.
Luiza da Cruz, 56 anos, foi uma das catatoras identificadas. Ela conta com a ajuda de dois netos para o trabalho e disse ter ficado contente ao saber que os cursos podem ser feitos também pela família dos catadores. "Meus netos sonham e esses cursos podem srr uma oportunidade para eles conseguirem o que querem. Tenho certeza que eles podem ir muito além" comentou.
Lixo & Cidadania
O Projeto que visa promover o desenvolvimento sustentável, social, econômico de famílias de catadores no Estado do Tocantins, por meio de ações como diagnóstico, capacitação social e profissional, aparelhamento de empreendimentos, realização de campanha de educação ambiental, entre outros. A fase de diagnóstico está finalizando o cadastro dos catadores e coleta de dados ambientais nas cidades