EM SUMARÉ-SP
Quatorze alunos do Tocantins foram selecionados para participar da etapa nacional da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que será realizada na cidade de Sumaré, em São Paulo, no período de 15 a 19 de junho. Neste ano, os trabalhos foram apresentados tendo como tema “Vamos cuidar do Brasil Cuidando das Águas”. Destes quatorze, oito alunos são de cidades do Bico do Papagaio.
Os estudantes do Bico do Papagaio são: Nicoly Angélica Alves Costa, do Colégio Estadual Irio Oliveira Souza, de São Sebastião do Tocantins; Emily Leal Abreu, do Colégio Estadual Joaquina Maria da Silva, de Esperantina; Renan Cauê Barbosa Batista, da Escola Estadual Osvaldo Franco, de Araguatins; David Lucas Milhomem Fernandes, da Escola Estadual Aldinar Gonçalves de Carvalho, de Araguatins; Sthanlley Shindler da Silva, do Colégio Estadual Leônidas Gonçalves Duarte, de Araguatins; Ana Beatriz Moreira Santos, do Colégio Estadual Nazaré Nunes, de Aguiarnópolis; Dilva de Oliveira Fernandes Apinajé, da Escola Indígena Tekator, de Tocantinópolis, e Luiz Vitor Lima Montoro, da Escola Estadual Professora José Carneiro de Brito, de Tocantinópolis.
Inicialmente, as escolas prepararam seus trabalhos e promoveram discussões sobre o tema nas comunidades. Os projetos selecionados foram apresentados na etapa estadual da conferência, realizada no dia 8 de junho, em Palmas, com a participação de representantes de 90 unidades escolares, representando a diversidade tocantinense e as 13 Diretorias Regionais de Educação.
Representarão o Tocantins, os estudantes: Letícia Faria Rocha, da Escola Estadual de Muricilândia; Rafael Amorim Gomes Pereira, do Colégio Estadual Guilherme Dourado, de Araguaína; Nicoly Angélica Alves Costa, do Colégio Estadual Irio Oliveira Souza, de São Sebastião do Tocantins; Emily Leal Abreu, do Colégio Estadual Joaquina Maria da Silva, de Esperantina; Renan Cauê Barbosa Batista, da Escola Estadual Osvaldo Franco, de Araguatins; David Lucas Milhomem Fernandes, da Escola Estadual Aldinar Gonçalves de Carvalho, de Araguatins; Sthanlley Shindler da Silva, do Colégio Estadual Leônidas Gonçalves Duarte, de Araguatins; Charles Henrique Ferreira Pereira, da Escola Batista Foreman, de Dianópolis; Luiz Felipe de Souza Alves, do Colégio Estadual Serra das Cordilheiras, em Colmeia; Ana Beatriz Moreira Santos, do Colégio Estadual Nazaré Nunes, de Aguiarnópolis; Dilva de Oliveira Fernandes Apinajé, da Escola Indígena Tekator, de Tocantinópolis; Luiz Vitor Lima Montoro, da Escola Estadual Professora José Carneiro de Brito, de Tocantinópolis; Sophia de Souza Rodrigues, do Centro de Ensino Médio Diaconízio da Silva, de Paraíso, e Izabel Peixoto Avelino, da Escola Estadual Entre Rios, em Palmas.
A maioria dos projetos apresentados pelos alunos do Tocantins abordaram o reaproveitamento da água utilizada nas escolas ou da água proveniente das chuvas. Outro grupo defendeu a necessidade de a população se preocupar em preservar as nascentes e os córregos como forma de assegurar água potável.
De olhos nos córregos da aldeia Apinajé
A estudante Dilva Apinajé tem 14 anos e estuda na Escola Indígena Tekator, localizada na aldeia Mariazinha, município de Tocantinópolis, ela defendeu o projeto “Educar para preservar” elaborado para que os alunos tenham consciência sobre a importância dos córregos que passam na aldeia. “É muito bom poder apresentar o resultado do nosso trabalho”, disse a estudante, que está feliz em apresentar o seu projeto para alunos de outros estados.
Josicléia de Oliveira, técnica da Diversidade da Diretoria Regional de Educação de Tocantinópolis, que irá acompanhar a estudante indígena, explicou que o projeto dos alunos Apinajé tem a finalidade de conscientizar os moradores da região sobre a importância do cuidado com as nascentes. “É uma comunidade que tem o costume de lavar roupas e tomar banhos nas águas dos córregos, sem nenhum cuidado com a preservação desses mananciais”, frisou Josicléia. Por meio do projeto, a escola realizará encontros para discutir a importância dos cuidados com os córregos.
Economia de água nas escolas
Do Colégio Estadual Joaquina Maria da Silva, de Esperantina, Emilly Leal Abreu, 14 anos, também apresentou o trabalho “Água na escola, uso consciente”. Emilly falou sobre o município, sobre as chuvas e sobre as nascentes. “O nosso trabalho pretende transformar a nossa escola em sustentável, com a captação das águas da chuva, utilizando sistema instalado no telhado da escola e da quadra esportiva para serem destinadas a um reservatório e, depois, serem utilizadas na escola. Esse projeto traz economia para a unidade escolar e responsabilidade quanto ao uso da água”, contou a estudante.
Entre as ações apresentadas por Emily estão a troca das torneiras comuns por torneiras temporizadas, elaboração de palestras sobre o uso da água e apresentação de relatórios sobre a poluição dos rios. Ela se prepara para defender o seu projeto na conferência nacional.
Proteção das matas ciliares
O estudante Renan Cauê Barbosa Batista tem 14 anos e, em São Paulo, irá apresentar o projeto de recuperação da mata ciliar nas proximidades do córrego Brejinho, que nasce dentro da cidade de Araguatins, no Setor Irial, e atravessa parte da cidade, indo até o Rio Araguaia. “Preservando a água do córrego, ajudamos a melhorar a qualidade de vida na cidade”, enfatizou.
Conferências – espaços de diálogos
Rosalice Ferreira da Silva, da Gerência do Meio Ambiente da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, falou da satisfação em realizar as conferências. “É gratificante trabalhar com esses jovens, lideranças mirins que transbordam esperança e possibilidades de um mundo melhor, pois são atores contribuindo para a formação e valores socioambientais. A conferência é um pretexto pedagógico de diálogo, de atividades educativas e culturais sobre o tema água, a partir dos projetos criados nas escolas”, contou. Rosalice destacou a colaboração dos técnicos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério do Meio Ambiente (MMA), realizadores das conferências por meio do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA).
Para a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins, Adriana Aguiar, essa ação representa um momento importante para o Tocantins e para a vida dos estudantes. “São alunos que já são líderes em suas escolas e fazem a diferença com suas ideias e ações que contribuem para transformar a escola e a comunidade em agentes protetores do meio ambiente. O tema deste ano é muito importante, porque a água é imprescindível para a vida humana, e todos devem ter mais responsabilidade quanto ao consumo consciente”, ressaltou.