Facebook
22/04/2023 - 09h20m

PÁSSARO LIVRE

Mais de 150 aves criadas ilegalmente são apreendidas durante operação no Bico do Papagaio

Por Bico 24 Horas

Operação Pássaro Livre foi realizada pelo Naturatins em 11 municípios da região do Bico do Papagaio. Algumas aves foram soltas no habitat natural e outras terão que passar por reabilitação.

Mais de 150 aves foram apreendidas durante Operação Pássaro Livre, no Bico do Papagaio (Foto: Divulgação/Naturatins)

Uma operação realizada pelo Naturatins apreendeu 156 aves que estavam sendo criadas ilegalmente. A fiscalização ocorreu em 11 cidades, da região do Bico do Papagaio, entre o dia 17 e esta sexta-feira (21). Parte dos animais foi solta em uma área ambiental e a outra parte precisará passar por reabilitação para ser devolvida à natureza. 

A Operação chamada de Pássaro Livre foi realizada com o objetivo de combater a criação ilegal de aves, bem como, averiguar possíveis infrações ambientais de maus tratos a animais silvestres e fraudes em licenciamentos de criação de passeriformes.

A fiscalização ambiental abrangeu os municípios de São Miguel do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins, Itaguatins, Axixá do Tocantins, Augustinópolis, Sampaio, Praia Norte, Buriti do Tocantins, São Sebastião, Esperantina e Araguatins, todos localizados na região do Bico do Papagaio.

Aves foram apreendias durante fiscalização em 11 municípios do Bico do Papagaio (Foto: Divulgação/Naturatins)

Ao todo, 156 exemplares de passeriformes, das espécies curió, coleira, bigodinho, guriatã, currupião, pássaro preto, trinca ferro, além de periquitos, papagaio e até um casal de jacu em situação de criação em cativeiro, foram apreendidos.

Essas aves são muito valorizadas pela beleza e pelo canto, o que leva muitas pessoas a capturá-las e mantê-las em cativeiro ilegalmente.

As aves recolhidas foram avaliadas por biólogas do Naturatins. Algumas foram soltas em áreas monitoradas pelo órgão ambiental. As demais seguem para o Centro de Fauna do Naturatins (Cefau), onde serão reabilitadas e reinseridas no habitat natural.

Operação Pássaro Livre apreendeu 156 aves (Foto: Divulgação/Naturatins)

Criadores devem realizar cadastro no Sistema Informatizado de Criação de Passeriformes (SISPASS) para se legalizar (Foto: Divulgação/Naturatins)

Deixe seu comentário:

1 Comentário(s)

  • Hilarivan Baptista lima | 22/04/2023 | 18:52 Combater o que é ilegal.criações de pássaros é uma cultura muito antiga no Brasil porém faltam orientação aos brasileiros e não só apresentação aprender, cartilhas de orientação.
BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS