PÁSSARO LIVRE
Operação Pássaro Livre foi realizada pelo Naturatins em 11 municípios da região do Bico do Papagaio. Algumas aves foram soltas no habitat natural e outras terão que passar por reabilitação.
Uma operação realizada pelo Naturatins apreendeu 156 aves que estavam sendo criadas ilegalmente. A fiscalização ocorreu em 11 cidades, da região do Bico do Papagaio, entre o dia 17 e esta sexta-feira (21). Parte dos animais foi solta em uma área ambiental e a outra parte precisará passar por reabilitação para ser devolvida à natureza.
A Operação chamada de Pássaro Livre foi realizada com o objetivo de combater a criação ilegal de aves, bem como, averiguar possíveis infrações ambientais de maus tratos a animais silvestres e fraudes em licenciamentos de criação de passeriformes.
A fiscalização ambiental abrangeu os municípios de São Miguel do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins, Itaguatins, Axixá do Tocantins, Augustinópolis, Sampaio, Praia Norte, Buriti do Tocantins, São Sebastião, Esperantina e Araguatins, todos localizados na região do Bico do Papagaio.
Ao todo, 156 exemplares de passeriformes, das espécies curió, coleira, bigodinho, guriatã, currupião, pássaro preto, trinca ferro, além de periquitos, papagaio e até um casal de jacu em situação de criação em cativeiro, foram apreendidos.
Essas aves são muito valorizadas pela beleza e pelo canto, o que leva muitas pessoas a capturá-las e mantê-las em cativeiro ilegalmente.
As aves recolhidas foram avaliadas por biólogas do Naturatins. Algumas foram soltas em áreas monitoradas pelo órgão ambiental. As demais seguem para o Centro de Fauna do Naturatins (Cefau), onde serão reabilitadas e reinseridas no habitat natural.