O governo do Tocantins vai beneficiar 3.705 profissionais do magistério, da rede estadual de ensino, com progressões verticais e horizontais. Os editais foram publicados no Diário Oficial do último dia 11 de outubro, relativos ao exercÃcio de 2012. No total, foram deferidos 3.451 processos da progressão horizontal e 254 da vertical.
O secretário de estado da Educação e Cultura, professor Danilo de Melo, ressaltou que o benefÃcio concedido é reflexo da polÃtica de valorização dos servidores adotada pela atual gestão. “Esta é a segunda progressão cumprida no prazo de pouco mais de um ano. É uma das muitas ações do governo com a intenção de valorizar os profissionais e que se refletem numa educação de qualidadeâ€, destacou. Em 2012, o governo concedeu 3.631 progressões horizontais e 520 verticais, referentes ao exercÃcio de 2011.
A publicação traz também a lista de 1001 processos que foram indeferidos. Os interessados em interpor recursos terão o prazo de dez dias úteis, a contar do dia seguinte ao da divulgação dos editais.
Entenda os nÃveis
Na progressão vertical, os profissionais efetivos passam de um nÃvel de escolaridade para outro superior por meio da avaliação periódica de desempenho e titulação.
A evolução no nÃvel horizontal permite que o profissional do magistério passe de uma referência para outra superior, mediante avaliação de desempenho e tempo de serviço.
Outros benefÃcios
Os educadores da rede estadual têm muito que comemorar. O salário pago, por exemplo, que é de R$3.233,39, é o dobro da média nacional e o segundo maior do paÃs. Outra conquista da classe foi a redução da jornada de trabalho, instituÃda no ano passado, além da concessão de 40% da carga-horária para planejamento, o que representa dois dias para estudo e planejamento, para cada três dias de trabalho em sala de aula. Do perÃodo reservado para o planejamento, 50% é cumprido na escola e 50% em local de livre escolha do professor.
No calendário letivo deste ano, os professores contabilizam 67 dias de férias e recessos. Para 2014, o tempo destinado ao descanso será ampliado. No calendário escolar de 2014, os professores foram consultados, por meio de votação no site da Seduc, e terão direito a 76 dias para férias e recessos.