Na tarde desta segunda-feira, 10, coordenadores do programa Mérito Juvenil da Secretaria da Juventude se reuniram com a coordenadora de Articulação e PolÃtica de Inserção da Seds - Secretaria Estadual de Defesa Social, Auricélia Maria da Cruz. As duas secretarias irão firmar uma parceria para desenvolver o programa Mérito Juvenil no Case-Centro de Atendimento Socioeducativo, do Setor Taquari, em Palmas, atendendo mais de 40 jovens do local.
Segundo a coordenadora da Seds, Auricélia Maria da Cruz, o interesse de desenvolver o Mérito Juvenil no Case surgiu porque o novo programa educacional do centro de atendimento exige atividades que se conciliam com as que são propostas pelo Mérito. “Buscamos a parceria com a Sejuv, uma vez que esse programa atende algumas das nossas necessidades pedagógicasâ€, afirma.
De acordo com a diretora de Inclusão e Reinserção de Jovens da Sejuv, Sabrina Hastenreiter, o próximo passo é averiguação do local para um parecer técnico. Posteriormente, a Seds será a décima unidade operativa do mérito no estado. O programa conta com sete unidades operativas em Palmas, uma em Ponte Alta do Tocantins e outra em Pau D’Arco.
Sobre o Mérito Juvenil
Há mais de um ano, o programa Mérito Juvenil vem fomentando a participação dos jovens tocantinenses em ações voluntárias para o crescimento pessoal e da comunidade em geral. A iniciativa chegou ao Tocantins por meio da parceria entre o Governo do Estado e a Fundação Duque de Edimburgo, em maio de 2012. Com a coordenação da Sejuv – Secretaria da Juventude, atualmente cerca de 250 jovens estão envolvidos nas atividades do Programa.
A elaboração das ações do Mérito parte dos próprios jovens a partir das reflexões de seus interesses e motivações pessoais. O Mérito Juvenil os desafia a cumprirem quatro etapas: serviço de voluntariado, empreender uma jornada de aventuras, descobrir e desenvolver talentos ou competências pessoais e praticar atividade fÃsica.