Até o final da manhã desta quarta-feira, 27, o mutirão de atendimento à saúde da mulher, realizou 467 exames de prevenção de câncer de colo de útero em todas as Unidades de Saúde da FamÃlia (USF) e PoliclÃnicas. Também foram expedidos 238 pedidos de mamografia. Este é um balanço parcial dos atendimentos realizados entre 8 e 11 horas.
Segundo o secretário da Saúde, Walter Balestra, além dos exames de prevenção ao câncer de útero e mama, o mutirão prioriza consultas completas de saúde da mulher e solicitações de exames de rotina e exames clÃnicos da mama.
O atendimento segue até à s 18 horas em todas as 34 Unidades de Saúde e quatro PoliclÃnicas da Capital. Segundo o diretor de Atenção à Saúde de Palmas, Alessandro Pantoja, essa é a oportunidade para que mulheres procurarem sua Unidade de Saúde, para realizar as consultas e exames preventivos anuais.
Atendimento
Para realizar o exame, a mulher não pode estar no perÃodo menstrual e não deve ter tido relação sexual, pelo menos, quatro dias antes do exame. Para agilizar o atendimento, o secretário orienta ainda as mulheres a levarem documentos pessoais originais, cartão de vacinas e cartão do SUS.