FISCALIZAÇÃO
Apreensão na rodovia Transamazônica foi em Marabá por irregularidades na nota e no pagamento de impostos.
Mais de 69 mil garrafas de cerveja long neck foram apreendidas em Marabá, no sudeste do Pará, por causa de irregularidades na nota fiscal. A apreensão ocorreu A apreensão ocorreu na rodovia Transamazônica no sábado (11) e foi divulgada no fim do domingo (12) pela Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) da região de Carajás. Não houve prisões.
A carga com valor avaliado em R$ 93,8 mil tinha nota fiscal com valor menor (subfaturada) para burlar o pagamento de impostos. O caminhão com as garrafas saiu de Maceió e tinha como destino a cidade de Ananindeua, na região metropolitana de Belém.
Segundo o coordenador da unidade fazendária de Carajás, Gustavo Bozola, o valor da carga e a quantidade de material chamou atenção dos fiscais. O motorista apresentou uma nota aos fiscais que evidenciou que a carga foi vendida para a empresa no Pará pela metade do preço, na tentativa de burlar o pagamento de imposto.
"Embora a nota fiscal apresentada contivesse o número correto de garrafas transportadas, o valor da nota fiscal era muito baixo em relação ao valor de mercado da mercadoria”, informou Bozola.
A mercadoria está apreendida em um depósito até que a multa e imposto sejam pagos. Um Termo de Apreensão e Depósito (TAD) foi lavrado no valor de R$ 54,805 mil, que é referente ao imposto e à multa.