VISÃO TOTAL
Entre os exames realizados pelo projeto Visão Total, estão: o teste do olhinho, avaliação de acuidade, refração completa, exames de movimentos oculares, fundoscopia (fundo do olho), medição de pressão intraocular e ceratrometria.
Com oito tipos de exames gratuitos, a Secretaria Municipal da Saúde supera as expectativas de beneficiar a população de Palmeiras do Tocantins, com exames de vista. Inicialmente previstos atendimentos a 600 pessoas da cidade e de todas as comunidades rurais do Município, em apenas três dias, a meta foi superada e mais de 700 pessoas foram atendidas, numa parceria inédita com um projeto social goiano, denominado de Visão Total. Os exames foram realizados na Unidade Básica de Saúde da cidade (UBS), entre os dias 15 e 17 de setembro.
De acordo com a equipe médica, entre os exames realizados, estão: o teste do olhinho, avaliação de acuidade, refração completa, exames de movimentos oculares, fundoscopia (fundo do olho), medição de pressão intraocular e ceratrometria. Segundo os médicos, se o diagnóstico se enquadra na categoria de tratamento preventivo, são orientados o uso de colírios ou xampuzinhos específicos para a higienização ocular. Para o tratamento de diagnóstico corretivo (existência de pterígio ou catarata) a recomendação é cirúrgica e em outros casos, o uso de óculos de graus. Dezenas de diagnósticos detectados e os respectivos resultados foram entregues aos pacientes.
A satisfação da população, tanto pela amplitude dos exames, quanto pela gratuidade, fica evidente nas declarações dos pacientes. Um dos exemplos é o de Cleide Barbosa, moradora da zona rural. "Estou fazendo vários exames de vista, todos gratuitos e eu só tenho a agradecer ao prefeito Júnior Nolêto". Para o ex-vereador João Soares, "o programa traz muitas vantagens, principalmente para as pessoas mais carentes, os médicos são competentes e não se fala em custos para a população, por ser uma parceria da prefeitura para o povo", elogia.
Para o titular da Secretaria Municipal da Saúde de Palmeiras do Tocantins, Gefferson Araújo, firmar parceria com o projeto Visão Total foi uma decisão acertada. "Os números revelam que há muito tempo nossa população realmente estava carente desses cuidados. Previmos atendimentos para 600 pessoas e já ultrapassamos a 708 pessoas atendidas. É com uma satisfação muito grande que registro aqui, agradecimentos aos nossos profissionais da Saúde municipal que vestiram a camisa e nos ajudaram nesse projeto. Nossos agradecimentos também, ao prefeito Júnior Nolêto por ter apoiado a nossa ideia".
Entre os equipamentos utilizados na execução do projeto Visão Total, estão o autorefrator, por meio do qual se estabelece a média de grau do astigmatismo, a miopia e a hipermetropia; o greens, pelo qual se determina o exato grau de necessidade do paciente usar óculos ou se essa necessidade evolui para cirurgia; a lâmpada de fenda microscópica, utilizada na identificação de doenças nas pálpebras, cílios, conjuntiva, escleras, segmentos anteriores (córnea, íris, cristalino), segmentos posteriores (vitricoretina e nervo ótico), bem como auxilia na identificação do glaucoma; o lesômetro que lê a dioptria, ou seja, determina o grau dos óculos que geralmente o paciente que o usa, não o recorda mais; o OBI e o retinoscópio, também estão entre outros equipamentos utilizados pela equipe oftalmológica.