VALE DO ARAGUAIA
Foram contempladas quatro cidades no Vale do Araguaia com as estruturas que, agora, contabilizam 68 Núcleos de Identificação em todo o Estado.
Durante essa quinta-feira (15), quatro novos núcleos de identificação foram entregues no interior do estado, desta vez as cidades de Pugmil, Chapada de Areia, Monte Santo e Pium tiveram suas unidades inauguradas. A primeira cidade a ter o núcleo inaugurado foi o município de Pugmil. Com os quatro novos núcleos, sobe para 68 o número de unidades já instaladas no Tocantins.
Durante as inaugurações o secretário da Segurança Pública do Tocantins, Cristiano Sampaio esteve ao lado dos prefeitos e da equipe da SSP-TO formada pela delegada Geral, Raimunda Bezerra, a superintendente da Polícia Científica, Dunya Wieczorek Spricico, a diretora do Instituto de Identificação, Naídes César Silva, do delegado Regional de Paraíso do Tocantins, Bruno Baesa, e do delegado de Pium, Eduardo Nunes.
Na oportunidade o secretário destacou a importância do serviço em cada um dos municípios, uma vez que, a população precisava se deslocar até a capital para emitir a carteira de identidade, e agora o serviço será feito de maneira mais ágil e próxima da sociedade. Para Sampaio, o sucesso das implantações se deve ao trabalho integrado entre governo estadual e os municípios. “Dessa forma, cumprimos uma determinação do governo Mauro Carlesse que é fazer uma gestão municipalista e acima de tudo permitir de maneira eficiente a chegada desses serviços, à população do interior”, ressaltou o secretário.
A segunda cidade visitada pela comitiva foi Chapada de Areia. A sede do Núcleo de Identificação foi totalmente reformada para receber o serviço e contará com mobília e equipamentos totalmente novos o que vai facilitar ainda mais o trabalho. Na sequência o município de Monte Santo também deu início ao serviço de emissão de RG, a cidade que completou 24 anos, agora comemora o avanço, a prefeita, enfermeira Nezita Martins, ressaltou a importância da entrega. “O acesso dentro do nosso município, além de diminuir os gastos no que se refere a deslocamento, é um perigo a menos para a população nas estradas. O documento é de suma importância e agora vai estar mais perto dos nossos munícipes”, concluiu a prefeita.
O dia se encerrou com a entrega do Núcleo de Identificação de Pium, cidade com mais de sete mil habitantes, o novo ambiente irá funcionar na sede da Prefeitura Municipal, com climatização, equipamentos novos e uma sala completamente adequada ao serviço.
A delegada-geral da Polícia Civil, Raimunda Bezerra, que foi delegada de Pium por mais de oito anos, se emocionou ao retornar ao município. “Fico muito feliz em fazer parte deste momento da história de Pium, a chegada desse serviço traz para a comunidade mais segurança e dignidade”, explicou.
Para a diretora do Instituto de Identificação, Naides César Silva, esse é um passo fundamental em democratizar o acesso e emissão da identidade. “A abertura desses núcleos de identificação tem facilitado a vida do cidadão em busca do seu documento, da sua identificação pessoal, é importante que todos façam seu RG”, apontou Naides.
Estiveram presentes nos eventos ainda, os deputados estaduais: Nilton Franco (MDB), Vanda Monteiro (PSL), Valdemar Júnior (MDB), e Léo Barbosa (Solidariedade).