Facebook
17/02/2020 - 15h23m

SAÚDE

Manejo Clínico dos casos de Beribéri será apresentado em webconferência

Manejo Clínico dos casos de Beribéri será apresentado em webconferência pela Secretaria de Estado da Saúde

Na próxima quinta-feira, 20, das 15h às 17h, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza uma webconferência sobre “manejo clínico e notificação dos casos de Beribéri no Tocantins”. O evento organizado pela Gerência de Promoção à Saúde e Agravos Não Transmissíveis e pela Área Técnica de Doenças Crônicas e Fatores de Risco tem o objetivo de qualificar servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF) dos 139 municípios do Estado.

A capacitação ocorrerá pela internet ou no Núcleo Técnico Científico do Telessaúde, no campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas e será ministrada pelo médico, Dr. Frederico Ricardo, juntamente com às técnicas da SES, enfermeira Jennifer Santos e a nutricionista Terezinha de Jesus.

Beribéri

A doença é gerada pela deficiência nutricional de vitamina B1, mais conhecida como tiamina e pode causar, entre outros sintomas, desde insônia, nervosismo e irritação até cardiopatias, dificuldades respiratórias, inchaço e perda da força muscular em membros. A carência de vitamina B1 pode levar de dois a três meses para o surgimento dos primeiros sinais da doença, entre os alimentos ricos em vitamina B1 estão os cereais integrais, carnes vermelhas, peixes e ovos. No Tocantins no ano de 2018 foram notificados 37 casos de Beribéri e no ano passado ocorreram 15 registros da doença.

Mais informações são disponibilizadas pela Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, por meio da Área Técnica de Doenças Crônicas e Fatores de Risco, contatos: (63) 3218- 3205/ DISQUE DANT 0800-642-3244 ou pelo e-mail: [email protected].

Segue link, para acesso a webconferência: http://www.telessaude.uft.edu.br/bbb/entrar-sala/580        

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS