SAÚDE
Na próxima quinta-feira, 20, das 15h às 17h, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realiza uma webconferência sobre “manejo clínico e notificação dos casos de Beribéri no Tocantins”. O evento organizado pela Gerência de Promoção à Saúde e Agravos Não Transmissíveis e pela Área Técnica de Doenças Crônicas e Fatores de Risco tem o objetivo de qualificar servidores das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF) dos 139 municípios do Estado.
A capacitação ocorrerá pela internet ou no Núcleo Técnico Científico do Telessaúde, no campus da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em Palmas e será ministrada pelo médico, Dr. Frederico Ricardo, juntamente com às técnicas da SES, enfermeira Jennifer Santos e a nutricionista Terezinha de Jesus.
Beribéri
A doença é gerada pela deficiência nutricional de vitamina B1, mais conhecida como tiamina e pode causar, entre outros sintomas, desde insônia, nervosismo e irritação até cardiopatias, dificuldades respiratórias, inchaço e perda da força muscular em membros. A carência de vitamina B1 pode levar de dois a três meses para o surgimento dos primeiros sinais da doença, entre os alimentos ricos em vitamina B1 estão os cereais integrais, carnes vermelhas, peixes e ovos. No Tocantins no ano de 2018 foram notificados 37 casos de Beribéri e no ano passado ocorreram 15 registros da doença.
Mais informações são disponibilizadas pela Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis, por meio da Área Técnica de Doenças Crônicas e Fatores de Risco, contatos: (63) 3218- 3205/ DISQUE DANT 0800-642-3244 ou pelo e-mail: [email protected].
Segue link, para acesso a webconferência: http://www.telessaude.uft.edu.br/bbb/entrar-sala/580