O governador Marcelo Miranda prestigiou nesta quinta-feira, 4, a solenidade de abertura do Ano Judiciário do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO). Na ocasião, ele reforçou a importância da harmonia e da integração entre os poderes constituÃÂdos do Tocantins, na garantia dos direitos dos cidadãos e na manutenção da ordem pública.
"Respaldado por todas as suas competências constitucionais, esse tribunal tem papel fundamental na grande e árdua tarefa de fazer justiça. Sou grande defensor da autonomia dos poderes. Considero uma perda irreparável para democracia a falta de diálogo entre os poderes", ressaltou.
Marcelo Miranda também elogiou o trabalho realizado pela Corte, que tem como presidente o desembargador Ronaldo EurÃÂpedes de Souza. "São visÃÂveis os resultados alcançados pelo Tribunal de Justiça do Tocantins no último ano. É perceptÃÂvel a celeridade dada aos processos, a comunicação e o compartilhamento de informações processuais, entre o tribunal e os demais órgãos do Poder Judiciário. Isso vem garantindo maior eficácia para a jurisdição constitucional", justificou.
Durante a solenidade, foi apresentado o relatório das atividades desenvolvidas pelo TJ-TO em 2015. O documento está disponÃÂvel na internet, no site do Tribunal de Justiça do Tocantins, e pode ser acessado a qualquer momento.
O desembargador Ronaldo EurÃÂpedes de Souza, presidente do TJ-TO, ressaltou o trabalho da Corte para atender às demandas da população. "Aqui trabalhamos para oferecer justiça para todos do nosso Estado. Procuramos traduzir, nos nossos julgamentos, os sentimentos da população. Para isso, se faz necessária a realização dos mutirões fiscais, que ajudam a desafogar as comarcas. Com o projeto Caminhos da Justiça visitamos 42 comarcas e conhecemos as necessidades de cada uma delas", explicou.
Presenças
A solenidade contou com a presença de representantes dos três poderes. Acompanhando o governador Marcelo Miranda estavam presentes, o subsecretário de Segurança Pública, Absair Paniago; o procurador-geral do Estado, Sérgio do Vale; o secretário-chefe da Casa Civil, Télio Leão Ayres; o coronel da PolÃÂcia Militar do Tocantins, Glauber de Oliveira Santos; e o secretário-geral de Governo e Articulação PolÃÂtica, Lyvio Luciano Carneiro.