NO PALÃCIO ARAGUAIA
Destinado para incrementar a produção do segmento da Agricultura Familiar, o Governo do Estado, por meio do Programa Terra Forte, entrega 94 novos tratores equipados com carreta e outros implementos para 88 municÃpios tocantinenses. Entre estes, foram contemplados 15 municÃpios do Bico do Papagaio; Araguatins, Ananás, Axixá do Tocantins, Buriti do Tocantins, Darcinópolis, Itaguatins, Luzinópolis, Palmeiras do Tocantins, Riachinho, Sampaio, São Miguel do Tocantins, São Bento do Tocantins, São Sebastião do Tocantins, Santa Terezinha do Tocantins e Tocantinópolis. A cerimonia acontece nesta segunda-feira, 16, a partir das 8h, no auditório do Palácio Araguaia, mesmo evento que também será lançado a Feira de Tecnologia Agropecuária (Agrotins 2018).
O investimento demandou mais de R$ 15 milhões, recursos oriundos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com contrapartida do Governo do Tocantins. Trata-se de recursos de emenda de bancada, aprovados na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2016 e empenhados em dezembro do mesmo ano.
Clemente Barros, titular da pasta da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro), destaca que a Agricultura Familiar é um dos grandes eixos da sustentabilidade econômica no Tocantins e a dedicação do governador com o segmento. "Na gestão de Marcelo Miranda a Agricultura Familiar teve um representativo significado. Só em 2017, cerca de 60 mil hectares de terras foram preparadas, atendendo a 17 mil produtores".
O programa
O programa Terra Forte é coordenado pela Secretaria da Agricultura e Pecuária (Seagro), e visa à modernização de empreendimentos coletivos agroindustriais em Projetos de Assentamento da Reforma Agrária, criados ou reconhecidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária-Superintendência Regional de Tocantins (Incra), em todo o território nacional. No Tocantins, o programa atende 14.400 famÃlias de agricultores familiares. Já existem 240 tratores e máquinas trabalhando em todos os 139 municÃpios, e cada conjunto de equipamentos atende, em média, 60 propriedades.