O governador Marcelo Miranda (PMDB), eleito nas eleições de 2014, tomou posse nesta quinta-feira (1º), na Assembleia Legislativa, em Palmas. Durante o solenidade, ele falou sobre as áreas que serão prioridade nos próximos anos, a saúde e a segurança pública. O governador ainda prometeu "reencarrilhar o estado nos trilhos do desenvolvimento, investindo na geração de emprego e renda, no incentivo ao agronegócio, agroindústria e outros setores produtivos".
Marcelo Miranda assume o governo do estado pela terceira vez. Durante o discurso de posse, ele ainda falou sobre a trajetória polÃtica dele e disse que desta vez a emoção é diferenciada. "Talvez porque a campanha eleitoral tenha sido marcada por práticas nunca vistas adotadas por nosso concorrente", alegou.
O governador argumentou que assume com tranquilidade a gestão por se sentir mais preparado e amadurecido. "Haveremos de recolocar o nosso estado na posição desejada pelo nosso povo".
A posse foi acompanhada por deputados estaduais, prefeitos e outras autoridades polÃticas. Do lado de fora da Assembleia Legislativa, centenas de pessoas também acompanharam a posse por meio de um telão. Segundo a PolÃcia Militar, cerca de 3,5 mil pessoas estavam presentes.
A sessão começou por volta das 9h10, com a execução do Hino Nacional Brasileiro, pela banda da PolÃcia Militar do estado. Na sequência, o governador e a vice, Claudia Lelis, fizeram o juramento e assinaram o termo de posse. Antes do discurso de Marcelo, o deputado estadual Wanderlei Barbosa (SD), falou representando a bancada de oposição. O parlamentar argumentou que a oposição não é barreia. "Vou fazer as cobranças, mas contribuindo com o governo. Não queremos receber intervenção de um poder sobre o outro, queremos conversar".
O deputado estadual José Bonifácio (PR) tambem discursou representando a base aliada do governo. Ele fez elogios ao governador e disse que "Deus o preparou para momentos difÃceis".
Após o término da sessão, Marcelo recebeu a faixa do então governador Sandoval Cardoso (SD), em frente ao Palácio Araguaia, sede do governo do estado, na capital. Em frente a várias pessoas que estavam acompanhando a posse, ele fez o segundo discurso voltado para o povo reafirmando os compromissos com a saúde, educação e segurança pública. "Estou aqui para agradecer a cada um e também para reafirmar o compromisso de trabalhar para realizar as mudanças que o estado precisa. Precisamos da saúde de forma planejada, vamos investir mais na educação, vamos acabar com essa violência, no Tocantins bandido não terá vez. Vamos recuperar o tempo perdido", afirma em discurso.
Depois da transmissão da faixa e do discurso, Marcelo Miranda deixou o local ao lado da mulher Dulce Miranda e dos aliados. O governador vai acompanhar a posse da presidente Dilma Rousseff, em BrasÃlia, na tarde desta quinta-feira.