A Praça dos Girassóis, em Palmas, ficou mais animada com o encontro entre arte, cultura e música na noite desta quinta-feira, 15. Quem passou ao lado do Memorial Coluna Prestes pôde prestigiar o talento e a musicalidade de artistas tocantinenses vindo de vários municÃpios do interior do Tocantins para participar da 4ª Conferência Estadual de Cultura. Realizada nos dias 16 e 17 de outubro, o evento vai reunir a classe artÃstica e gestores em cultura do Estado para definir as diretrizes do Plano Estadual de Cultura.
Com o projeto “Arte e Cultura na Praçaâ€, o músico Toninho Borges recepcionou os delegados municipais que participarão da Conferência com o melhor da música brasileira. De acordo com o artista, a realização da Conferência de Cultura é "um grande sonho meu e de vários artistas do Estado". Também subiram ao palco os músicos Relmivam Milhomem, de AraguaÃna, Mara Rita, tocantinense de coração, e Everton dos Andes, de Porto Nacional, que além de artista também participa como delegado. Segundo Everton a cultura é a voz da sociedade e precisa ser valorizada. "Esse momento de recepção é um momento de confraternização, de ouvir uma boa música, trocar ideias e também é um intercâmbio de conhecimento com os delegados de outros municÃpios", ressalta.
Segundo a delegada eleita para representar o municÃpio de Augustinópolis, Maria Cavalcante, a expectativa é que a Conferência seja uma oportunidade onde a diversidade e a particularidade cultural de cada municÃpio sejam levadas em conta na elaboração do Plano de Cultura. "Espero que seja um momento de ouvir e dar voz a cada munÃcipio, principalmente do interior, sobre as reais necessidades da cultura em cada região".
​Conferência
O processo de construção do Plano Estadual de Cultura foi iniciado ainda em 2010, com a realização de diversos fóruns regionais para mapeamento e diagnósticos das demandas culturais de cada região do Estado. Ainda nesta etapa cada municÃpio foi orientado a realizar sua própria conferência de Cultura e eleger seus delegados para participarem da Conferência Estadual. Ao todo foram eleitos mais de 150 delegados municipais.