Acontece dia 21/10, a partir das 14 horas, no Quartel do Comando Geral da PMTO, em Palmas, palestra educativa sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A iniciativa faz parte da Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata, a qual tem como foco conscientizar os militares do Tocantins para que tomem as devidas precauções e cuidados sobre a doença. Desenvolvida pela Fundação Pró-Tocantins – integralizada pelo Fundo de Assistência dos Militares Ativo e Inativos – FAM, o objetivo é mobilizar o grupo de risco, homens a partir dos 40 anos, para que estes realizem os exames periodicamente.
Já nos dias 23, 24 e 25/10, as atividades da campanha acontecerão no 1º BMP, em Palmas, com a realização de palestra, distribuição de folders educativos e triagem, sendo que os militares poderão realizar exame laboratorial de sangue PSA (AntÃgeno Prostático EspecÃfico). A iniciativa será estendida para todo o Estado.
A enfermeira Karlla de Souza Luz, coordenadora do projeto, explica que a Campanha de Prevenção ao Câncer de Próstata dará ao militar todo suporte na realização do exame. “Nos dias indicados, os militares serão atendidos no próprio Batalhão, passarão pela triagem e se indicado, será realizado a coleta do exame PSA pelo Laboratório, que montará um posto de coleta local. Os exames com alteração serão encaminhados o médico urologista Cap. Dr.Marcelo, que fará a análise dos resultadosâ€, informou a coordenadora. Ao final desse processo de análise, a Diretoria de Saúde entrará em contato com esses militares para agendar um horário de consulta com o especialista para a realização do toque retal, caso necessário.
De acordo com o diretor-presidente da Fundação Pró-Tocantins, Cel PM Glauber de Oliveira, o objetivo é desmistificar esse preconceito que existe por parte do homem a respeito da doença. “Nossa intenção, além de cuidar do nosso efetivo e dar qualidade de vida a esses agentes, é conscientizar sobre a importância de se prevenir essa doença em especÃfico, pois é um dos males que mais afeta o sexo masculino, e o homem por natureza tem resistência em se cuidarâ€, comenta o Cel PM Glauber.