A polêmica gerada desde que o municÃpio de Augustinópolis se habilitou para receber do Ministério da Saúde (MS) uma Unidade de Pronto atendimento (UPA) pode ter chegado ao fim. Foi depositado no último dia 05 a primeira parcela de R$ 220,000.00 (duzentos e vinte mil reais), num total de 2.200,000,00 (dois milhões e duzentos mil reais) para o inicio das obras.
Na época chegou a se cogitar que fora firmado um compromisso da secretária de Estado da Saúde, Vanda Paiva e do ex-secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, para tratar pessoalmente com o secretário nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, do MS, como o objetivo de transferir da UPA para Araguatins, prejudicando Augustinópolis e região. Se houve essa tratativa, não prosperou.
Serviço
A UPA terá uma área de abrangência de oito municÃpios no entorno de Augustinópolis (Axixá, Buriti, Esperantina, Praia Norte, Sampaio, São Sebastião, Sitio Novo e Carrasco Bonito). A Obra será construÃda na Av. Goiás, nas proximidades da entrada do Fórum de Justiça. As obras devem iniciar o mais breve possÃvel, segundo informações colhida junto à prefeitura.
A UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame. Com isso ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais. A UPA inova ao oferecer estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.
Nas localidades que contam com UPA, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24 horas.