EDUCAÇÃO
No Tocantins, cerca de mil candidatos optaram pelo modelo piloto do Enem Digital.
Acompanhado do vice-governador Wanderley Barbosa e da secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, esteve em Palmas, neste domingo, 31, para acompanhar a aplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio, Enem Digital, que ocorre como modelo-piloto no País.
A comitiva, que também contou com a presença do chefe de gabinete do Governador, Sebastião Albuquerque Cordeiro, visitou o campus da Universidade Federal do Tocantins (Unitins), um dos locais de prova, e ainda conheceu a estrutura da Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, além de conferir os ônibus escolares do programa Toca para a Escola, que serão entregues aos municípios.
O ministro destacou a importância do programa TO de casa no Enem, realizado pela Seduc para a preparação dos estudantes para a avaliação. "Isso envolve um investimento na qualidade da educação. Só tenho a elogiar esse trabalho porque supre a deficiência de uma plataforma remota necessária para atender aos estudantes. Foi uma ação muito positiva para o Estado", frisou, acrescentando que escolheu o Tocantins por considerar a gestão pública progressista.
Para a secretária Adriana Aguiar, a visita do ministro evidencia o compromisso do Governo Mauro Carlesse em investir na educação pública. "Coroa o trabalho de toda a equipe da Secretaria, que não mediu esforços para contribuir com a preparação dos nossos estudantes para o Enem nesse momento desafiador de pandemia. Fico lisonjeada com essa visita nesta data tão importante", ressaltou.
O programa TO de casa no Enem oferece um conjunto de estratégias de acesso a informações e conteúdos, com videoaulas gravadas, material impresso, simulados e plantões tira-dúvidas, por meio de lives com os professores, com o propósito de preparar melhor os estudantes para a avaliação.
Enem Digital
No Tocantins, 968 candidatos optaram pelo Enem Digital, distribuídos em 10 locais de provas, apenas na Capital. Em todo o país foram 96.086 inscritos, com aplicação em 104 cidades brasileiras.
Neste domingo, 31, foram aplicadas provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação; no dia 7, ocorrerão as de Matemática e Ciências da Natureza. Nesse modelo, a avaliação é feita nos laboratórios de informática.
Nesta edição, apenas os estudantes concluintes do ensino médio, ou que já terminaram a etapa em anos anteriores, e não precisam de recurso de acessibilidade participarão das provas.
A versão impressa do Enem 2020 foi realizada em 17 e 24 de janeiro.