Dois professores tocantinenses foram selecionados para uma capacitação, em BrasÃlia, através do Programa Missão Pedagógica no Parlamento. Foram eles: Adelmides José da Mata, de Dianópolis; e a professora Francy Leyla Salazar da Silva, de Araguatins. A iniciativa do programa é da Câmara Federal, que tem o objetivo de construir uma rede nacional de educadores sensibilizados para a importância da inserção da educação para a democracia nas práticas pedagógicas.
Na oportunidade, os 54 educadores selecionados, em todo o PaÃs, participarão de uma semana intensa de formação e de um módulo de elaboração de projetos à distância. Lá, eles aprendem e socializam saberes e práticas para fazer da escola um espaço privilegiado para a vivência de experiências e de valores democráticos para o fortalecimento da cidadania. Além disso, conhecem de perto Câmara Federal e o Poder Legislativo.
Um dos selecionados, o professor Adelmides da Mata afirmou que, trabalhar a educação, a cidadania e a juventude sempre foram de seu interesse. Com a oportunidade em mãos, ele contou que levará para as salas de aula toda a experiência adquirida durante a formação. “Será uma oportunidade única. Quero aumentar os meus conhecimentos e ampliar a democratização na escola públicaâ€, afirmou o professor.
Após a formação os participantes receberão um certificado de 120h, pelo Centro de Formação, Treinamento e Desenvolvimento da Câmara dos Deputados.