PROTESTO
Hoje não é dia de ponto facultativo, é mais um dia de trabalho. Com a diferença que as centrais sindicais organizam para que todos os trabalhadores paralisem suas atividades e participem da mobilização contra as reformas em tramitação no Congresso, com destaque para a da previdência e a trabalhista. No Bico do Papagaio, a previsão é que tenha mobilizações em Augustinópolis e Tocantinópolis, tendo previsão de pequenos atos para outras cidades menores.
A maior dúvida é entre os servidores públicos, que estão preocupados em terem o ponto cortado. As centrais orientam que o servidor vá para o serviço pela manhã, assine o ponto e depois se ausente para a manifestação, retornando antes do meio dia para assinar o ponto novamente e seguir trabalhando normalmente. O mesmo procedimento deverá ser adotado para os servidores que forem participar da manifestação à tarde. As centrais destacam que o servidor não pode ser penalizado pela ausência, pois é uma convocação dos sindicatos e funciona como se fosse uma assembleia geral da categoria.
Funcionamento
Por meio de nota, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Tocantins (Fecomércio) informou que os estabelecimentos comerciais funcionarão em seu horário normal.
Hoje, as empresas aéreas estarão remarcando sem custo, passagens para os clientes que desejarem. (Aline Sêne)