As pessoas que sofrem de hipertensão e diabetes no municÃpio de São Miguel, ao norte do Estado, fazem exercÃcios fÃsicos duas vezes por semana na academia de ginástica totalmente gratuita. Idosos e pacientes do grupo de saúde mental também participam do projeto.
Os exercÃcios fÃsicos são coordenados por um profissional de educação fÃsica, acompanhado da equipe do Núcleo de Apoio a Saúde da FamÃlia – NASF composta por um profissional médico que juntamente com os enfermeiros verificam a pressão arterial e a glicemia dos hipertensos e diabéticos.
Após as atividades é oferecido um lanche a base de frutas e suco natural por orientação do nutricionista do NASF que acompanha as ações. A academia também oferece musicoterapia, dinâmicas de grupo e meditação através de oração.
As pessoas que moram nos povoados mais distantes da academia também podem contar com transporte totalmente gratuito.
“Nosso objetivo é levar a essas pessoas um pouco de motivação, alegria e bem estar, aumentando assim a expectativa de vida desses pacientes. O sorriso deles é compensador†revela a secretária adjunta de saúde de São Miguel, Rosemeire Aquino.