PESQUISA
Evento movimentou a instituição no Bico do Papagaio com a participação maciça dos acadêmicos dos câmpus Araguatins e Augustinópolis.
A VI Mostra de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) dos câmpus Araguatins e Augustinópolis, no Bico do Papagaio, contabilizou a apresentação de 194 trabalhos científicos, o maior número já registrado desde a primeira edição. O evento ocorreu no Câmpus Augustinópolis, nos dias 10 e 11 de outubro, e contou com a participação da vice-reitora da Unitins, Darlene Texeira Castro, da pró-reitora de Graduação, Alessandra Ruita, e da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ana Flávia Gouveia.
A programação reuniu mais de 600 pessoas entre acadêmicos, professores, coordenadores, diretores, técnicos administrativos e convidados dos câmpus Araguatins e Augustinópolis. “Estamos orgulhosos em ver que a comunidade acadêmica abraçou esse projeto e o tornou grandioso. Batemos um recorde de público e trabalhos apresentados. Acredito que o evento trouxe maior visibilidade para as pesquisas desenvolvidas na Unitins para a sociedade”, comemorou a diretora do Câmpus Augustinópolis e membra da comissão organizadora, Gisele Leite Padilha.
O diretor do Câmpus Araguatins, Sérgio Mendes, também comemorou. “Tivemos três trabalhos do Câmpus Araguatins premiados na mostra científica e estamos muito felizes com esse resultado. Mais uma vez pudemos reunir nossos professores e acadêmicos pesquisadores em um evento fundamental para o fortalecimento da pesquisa nos câmpus do Bico do Papagaio”, pontuou.
As premiações alcançaram os três melhores trabalhos de cada uma das três áreas em destaque: Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Saúde. Os trabalhos foram apresentados em formato de banner. A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ana Flávia Gouveia, destacou que esta foi a primeira mostra científica do Bico do Papagaio desde a pandemia e também celebrou a adesão dos acadêmicos e professores pesquisadores.
“O evento movimentou a instituição no Bico do Papagaio com a participação maciça dos acadêmicos e com o grande número de trabalhos apresentados, que demonstrou que as pessoas estavam interessadas em divulgar suas pesquisas e participar da programação. Acredito que esse tipo de atividade motiva os alunos a participarem e pesquisarem cada vez mais. As palestras e oficinas também foram muito boas e interessantes. Foi um evento muito organizado. A gente conseguiu sentir a energia positiva dos coordenadores, professores e dos dois diretores dos câmpus do Bico do Papagaio. Fiquei positivamente muito surpresa com a quantidade de trabalhos apresentados e que agora serão publicados nos anais da universidade. Fiquei muito feliz com a oportunidade de participar presencialmente da mostra”, destacou Ana Flávia.
Além da apresentação de trabalhos, os participantes discutiram outros temas pertinentes ao universo da pesquisa acadêmica, como iniciação científica e a atuação da Unitins para o incentivo e fortalecimento da pesquisa por meio de palestras e oficinas realizadas no Câmpus Augustinópolis. A programação também contou com a participação da diretora de Fomento à Iniciação Científica, Flávia Barreira Gonçalves;da editora executiva da Revista Agries, Jéssica Carvalho; da diretora de pesquisa, Evelyne Urzedo; da assessora da diretoria de Fomento à Iniciação Científica, Rosemeire Imay Hasebe; e da diretora de pesquisa agropecuária, Marjorie Carvalho Mourão Trajano.
Premiados
“Esse foi o primeiro projeto que submeti, então estou sentindo gratidão e alegria em dose dupla. É como se todo o esforço que tive fosse reconhecido. A sensação é muito boa e me incentiva a continuar pesquisando”, contou a acadêmica do 4º período de Enfermagem do Câmpus Augustinópolis Amanda Gonçalves Pinheiro, que conquistou o primeiro lugar na área de Ciências da Saúde com o trabalho “Aspectos clínicos e diagnosticais em gestantes maláricas: revisão literária”, sob orientação da professora Lilian Natália Ferreira.
Alegria compartilhada pelas acadêmicas Camila Alves e Kathleen Nicole Morais, do 6º período de Direito do Câmpus Augustinópolis, que garantiram o 1º lugar na área de Ciências Sociais Aplicadas com a pesquisa “O impacto das fake news na saúde”. “Fico muito feliz em saber que o nosso projeto foi escolhido em primeiro lugar e ver que uma banca capacitada achou interessante o nosso foco. Não queríamos que o assunto ficasse somente nas nossas conversas, mas que fosse bem mais longe”, explicou Camila, orientanda do professor Hewldson Reis Madeira.
O Câmpus Araguatins conquistou o primeiro lugar na área de Ciências Humanas com a pesquisa “A influência do catolicismo na educação brasileira”, dos acadêmicos de Pedagogia Ketuly da Silva Peixoto, Antônia Kelly Gomes de Araújo, Daira Pereira Reis e Francisco Teófilo de Farias, com a orientação da professora Maria Ovídia Muniz Portilho. “Meu sentimento é de meta cumprida. A experiência trará pontos positivos para a minha vida acadêmica, pois levar uma temática, apresentar e defender seus pontos positivos e falar a minha opinião dos pontos negativos sem medo de julgamentos me motiva para a realização de novas pesquisas”, pontuou Ketuly, acadêmica do 8º período.
A vice-reitora destacou o número recorde de trabalhos e também celebrou os resultados positivos. “Ficamos muito felizes em saber do número expressivo de trabalhos aprovados, sendo mais de 190, fruto de pesquisas PIBIC/PIBITI/PIVIC e, também, de trabalhos concluídos de TCC e de disciplinas de todos os cursos que são ofertados em Araguatins e Augustinópolis. Ressalto o excelente trabalho dos professores e acadêmicos nessa ação, bem como o incentivo dos coordenadores de curso para o sucesso do evento”, parabenizou Darlene.
A realização da mostra científica também contou com a contribuição de instituições como o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Sebrae Tocantins e Diretoria Regional de Educação de Araguatins (DREA).
Expansão da Unitins
Durante sua visita ao Bico do Papagaio, a vice-reitora e a pró-reitora de Graduação também deram prosseguimento à agenda iniciada pelo reitor Augusto Rezende, junto ao Hospital Regional de Augustinópolis, com o objetivo de alinhar a construção do anexo da Unitins no HRAug e a contribuição da unidade para a formação dos acadêmicos da área da saúde.
“A visita ao Hospital Regional de Augustinópolis foi extremamente satisfatória porque podemos visitar todas as dependências da unidade, constatar as especialidades médicas que existem no local, bem como conhecer o local destinado pelo HRAug para a construção do anexo de saúde universitário, uma vez que os alunos terão a possibilidade do estágio e do internato realizados com médicos especialistas, o que trará uma formação integral, qualitativa e abrangente para os nossos acadêmicos dos cursos da área da saúde do Câmpus Augustinópolis, oportunizando uma formação preocupada e integrada com a resolução das demandadas da Saúde Pública da região do Bico do Papagaio”, explicou a pró-reitora Alessandra.
A vice-reitora também destacou a agenda voltada para a melhoria da formação dos acadêmicos do Câmpus Augustinópolis. “Foram dias intensos em que pudemos dar andamento às demandas para atendimento aos cursos da área da saúde, relacionadas ao fluxo contínuo do Complexo de Saúde e também a parceria com o Hospital Regional de Augustinópolis”.
Na oportunidade, o engenheiro da Unitins, Gleyber Paixão, e o diretor administrativo da instituição, Pedro Queiroz, também estiveram no HRAug para visitar o terreno cedido e avaliar o planejamento do anexo que será construído.