Durante o mês de novembro o Ministério Público do Tocantins participa da campanha “Novembro Azulâ€, que tem o objetivo de alertar os homens sobre os riscos do câncer de próstata. O MPE orientará membros e servidores sobre a importância do exame de toque retal.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer, somente em 2012 mais de 60 mil casos da doença foram identificados. Os mais atingidos, cerca de três quartos dos casos, são os homens com mais de 65 anos. O principal empecilho no diagnóstico é o preconceito de realizar o exame preventivo.
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. A taxa de incidência do câncer de próstata é seis vezes maior nos paÃses desenvolvidos, se comparada aos paÃses em desenvolvimento.
Na fase inicial, o câncer da próstata não costuma apresentar sintomas. Quando surgem, são parecidos com os do crescimento benigno da próstata: dificuldade de urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Na fase avançada, a doença pode provocar dor nos ossos, problemas para urinar e, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
O tratamento vai depender do estágio da doença e pode ser feito com cirurgia, radioterapia, tratamento hormonal e, algumas vezes, apenas mediante observação médica.