EM ARAGUATINS
O Sarau Literário de Araguatins que aconteceu neste sábado, 24, no Cais, foi um tributo a Lousinho, o sanfoneiro mais ilustre da cidade, e atraiu a presença dos familiares do homenageado, além de educadores, poetas, músicos regionais, e amantes da cultura.
O evento contou com a participação de vários cantores e bandas da região, como o marabaense Bertim di Carmelita, Reinaldo e os Brasas do Forró, Kaldeirão do Forró, além do organizador da homenagem, o poeta e músico Chico Duarte. Murilo, da dupla Murilo & Muriel, também fez questão de participar do tributo.
A homenagem emocionou os presentes e trouxe ao Sarau ritmos nordestinos como o forró, baião e xote, que eram marcas registradas das festas animadas pelo músico. Nas redes sociais foram muitos comentários elogiando o tributo.
“É a primeira vez que meu pai é homenageado em nossa cidade, chorei muito e fico muito agradecida pelo evento; minha mãe também está muito feliz e pediu que tocassem algumas músicas que o meu pai costumava tocar”, disse Domingas Marques, filha do sanfoneiro.
O homenageado
Luiz Marques Barbosa, o Lousinho, como era conhecido, era natural de Colinas, Maranhão. Em 1945 mudou-se para Araguatins, onde se casou e foi pai de 12 filhos; trabalhou como lavrador e ferreiro, mas foi como sanfoneiro que ficou notoriamente conhecido. O músico faleceu em 2016 em Araguatins; e agora dois anos depois recebe esse tributo musical em sua homenagem.