O Governo do Tocantins dá inÃcio nesta sexta-feira, 04, à caravana das unidades móveis para a mulheres atendimento no campo, na floresta e nas águas. A primeira região a receber o atendimento é o Bico do Papagaio. As ações acontecerão nos dias 4 e 5 no Povoado Samaúma, municÃpio de SÃtio Novo, e seguem também para a Vila Tocantins, em Esperantina, nos dias 8 e 9, e depois para Comunidade Grota do Meio, em São Miguel, nos dias 11 e 12.
Por meio do Fórum Estadual de Mulheres do Campo, da Floresta e das Ãguas, a princÃpio, ficou definido que a programação das unidades móveis contemplará os municÃpios da Região do Bico do Papagaio, em março. As regiões de Colinas, Gurupi, Jalapão e do Sudeste ainda aguardam confirmação dos governos municipais, bem como apoio de entidades locais para finalizar o planejamento de atendimento.
Estão à frente dos atendimentos equipes de profissionais das secretarias de Estado de Cidadania e Justiça (Seciju), da Saúde (Sesau) e do Meio Ambiente e Recursos HÃdricos (Semarh), cada qual prestando algum tipo de serviço especÃfico à s mulheres daquela região por meio de dois ônibus, disponibilizados ao Estado pelo Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e se somam ao programa Mulher, Viver sem Violência.
“O grande objetivo do Fórum é o combate à violência contra a mulher, por meio das unidades móveis que atendem nos municÃpios mais carentes de polÃticas públicas e proteção para essas mulheres em estado de violência. Mas acrescentamos outras formas de atendimento, que não somente a vÃtimas de violência, com foco também em cidadaniaâ€, lembra Ana Maria Guedes Vanderlei, diretora de PolÃticas para as Mulheres da Secretaria de Cidadania e Justiça.
Nessas localidades onde as unidades móveis estarão presentes, as secretarias municipais de Saúde, com o apoio da Sesau, estarão realizando palestras sobre planejamento sexual e reprodutivo e orientações sobre a importância de combate ao Aedes Aegypti para que as mulheres se previnam da possibilidade da microcefalia na gestação. Já equipes de servidores da Semarh realizarão palestras sobre coleta seletiva de lixo e reciclagem, e também realizarão oficinas de construção de armadilha para mosquito transmissor da dengue, da chikungunya e zika, além de produção de sabão com resto de óleo de cozinha.
As equipes da Seciju levarão às mulheres serviços de segurança pública, justiça, assistência psicossocial e informação sobre a Lei Maria da Penha, bem como oficinas sobre Direitos e Empoderamento das Mulheres, Sustentabilidade e Comercialização, Economia Solidária e Documentação.
Viva Mulher
Essas ações são em referência ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, uma data importante no calendário de luta das mulheres por melhores condições de vida e trabalho. Nesta perspectiva, o Governo está desenvolvendo um projeto que visa assegurar a construção de uma agenda de ações integradas, chamada Ação Viva Mulher, a partir de três eixos – Saúde e Bem Estar, Cidadania e Inclusão Produtiva.
O projeto é destinado às mulheres tocantinenses durante todo o mês de março e envolve órgãos da administração estadual e parceiros como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Tribunal de Justiça, Ministério Público Estadual, Defensoria Pública do Estado e diversas organizações da sociedade civil.