EM PALMAS
Segue ate dia 17 de fevereiro, no Anexo I da Secretaria de Estado da Saúde, em Palmas, um treinamento para que municÃpios acima de 2 mil imóveis saibam como utilizar o aplicativo necessário para a realização do Levantamento de Ãndice Rápido para o Aedes aegypti (LiRAa) em 2017.
Os municÃpios que realizarem o LIRAa também receberão repasse financeiro para ações de prevenção e controle do Aedes, mediante cumprimento dos critérios estabelecidos na Portaria do Ministério da Saúde, Nº 3.129 de 28 de dezembro de 2016.
No treinamento, são repassadas informações sobre o planejamento, execução, consolidação e gestão das informações referentes a metodologia recomendada. O público alvo são os coordenadores de endemias dos municÃpios e um digitador ou profissional responsável pelo envio de informações à Secretaria de Estado da Saúde.
Segundo a diretora de Vigilância Epidemiológica das Doenças Vetoriais e Zoonoses da Secretaria de Estado da Saúde, Mary Ruth Batista, é importante a realização do diagnóstico rápido para identificação das áreas de maior infestação nos municÃpios e definição de áreas prioritárias ( maior risco). “Portanto é fundamental que os municÃpios façam esse levantamento oportunamente e de forma adequada para um melhor direcionamento do trabalho de campo, tendo portanto, êxito no controle vetorialâ€, afirmou.
Cronograma de treinamentos
Dia 15 de fevereiro – Araguatins e Darcinópolis.
Dia 16 de fevereiro – Tocantinópolis, Augustinópolis, Ananás, Itaguatins e Axixá do Tocantins.
Dia 17 de fevereiro – Buriti do Tocantins, SÃtio Novo do Tocantins, São Miguel do Tocantins, Esperantina, São Sebastião do Tocantins e Praia Norte.