Com o inÃcio de atividades previsto para o mês de abril, o Programa Brasil Alfabetizado, desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), já está recebendo inscrições para a primeira etapa de 2015. Ao todo, serão atendidos cerca de três mil estudantes do Tocantins, localizados em 41 municÃpios considerados prioritários pelo Ministério da Educação (MEC), uma vez que possuem um Ãndice de mais de 20% de analfabetos em sua população.
O Programa Brasil Alfabetizado tem como objetivo superar o analfabetismo entre jovens com 15 anos ou mais, adultos e idosos, além de contribuir para a universalização do ensino fundamental no Brasil. Os interessados deverão procurar as escolas estaduais localizadas nos municÃpios citados abaixo.
Segundo a gestora estadual do programa, Elizete Viana Paixão, todos os alfabetizadores e coordenadores do projeto são veteranos e passaram por processo seletivo em 2014. “São os próprios alfabetizadores que formam suas turmas, o processo de alfabetização tem a duração de oito meses e tem carga horária semanal de 10 horasâ€, concluiu.
Todas as aulas do programa acontecem em espaços públicos, como escolas estaduais e ou municipais. A Seduc é a instituição responsável pela formação dos técnicos de apoio do programa, distribuÃdos entre as diretorias regionais de ensino. O trabalho será realizado por meio de vÃdeo conferência e apoio de livros para orientação dos alfabetizadores e coordenadores.
Mais municÃpios do Estado deverão ser atendidos nas próximas etapas do programa, após publicação de nova resolução do Ministério da Educação. Mais informações podem ser solicitadas junto à gestora estadual do programa no telefone 3218-6134.
MunicÃpios contemplados:
Augustinópolis, Axixá do Tocantins, Buriti do Tocantins, Carrasco Bonito, Esperantina, Praia Norte, Riachinho, Sampaio, São Sebastião do Tocantins, São Miguel do Tocantins e SÃtio Novo do Tocantins.