A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) realizará nesta terça e quarta-feira, 5 e 6, à s 8h30, no Auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), uma reunião de atualização da Vigilância Epidemiológica na nova classificação de casos de dengue. O evento é destinado aos coordenadores de Vigilância Epidemiológica dos 139 municÃpios tocantinenses. A nova classificação passará a vigorar em janeiro de 2014 em todo o Brasil.
Atualmente a dengue é classificada da seguinte forma: dengue Clássica, dengue com complicação e febre hemorrágica da dengue. Em outubro deste ano, o Ministério da Saúde apresentou no encontro com os Estados a nova Classificação de casos de dengue: dengue, dengue com sinais de alarme e dengue grave.
“A classificação atual possui critérios de diagnóstico muito rÃgido, o que frequentemente dificultava o manejo do doente. A nova classificação tem o intuito de facilitar a detecção dos casos graves e o manejo adequado do paciente e uniformizar os protocolos de classificação com os demais paÃses", disse a gerente de Dengue e Febre Amarela da Sesau, Christiane Bueno Hundertmarck. Ainda de acordo com ela, o objetivo é aumentar a sensibilidade dos profissionais de saúde na detecção oportuna de casos de gravidade e padronizar a classificação de casos de dengue de acordo com demais paÃses do mundo.
Nesta terça-feira, 5, participarão do encontro em Palmas, coordenadores de Vigilância Epidemiológica dos municÃpios da região de saúde de Bico do Papagaio, Médio Norte, Capim Dourado e Amor Perfeito. Já no dia 6, Cerrado Tocantins Araguaia, Cantão, Ilha do Bananal e Sudeste.
Casos
Em 2012, foram notificados 25.833 casos de dengue, com 39 casos graves confirmados e cinco óbitos. De janeiro a outubro deste ano, foram notificados 19.075 casos, com 20 casos graves e quatro óbitos confirmados.