INSTITUTO ECO NACIONAL
Mais de 10 municípios do Bico do Papagaio estão amparados para adesão e implementação das leis de fomento à Cultura, como a Lei Paulo Gustavo e a Lei Aldr Blanc 2.
Mais de 10 municípios do Bico do Papagaio estão amparados para adesão e implementação das leis de fomento à Cultura, como a Lei Paulo Gustavo e a Lei Aldr Blanc 2, através de consultoria do Instituto ECO Nacional. A consultoria garante aos municípios mais qualificação, eficiência, eficácia e efetividade na execução dos recursos recebidos pelos entes.
Sediado no estado do Tocantins, o Instituto oferece acompanhamento aos gestores municipais desde a elaboração de Plano de Ação para adesão dos recursos até a prestação de contas, incluindo serviços como acompanhamento de trâmites no legislativo municipal, elaboração e gerenciamento de editais, cadastro e busca ativa de artistas, oficina de elaboração de projetos publicações e portarias de resultado e muito mais.
De acordo com a consultora do Instituto, Villany Ferreira Teixeira, o acompanhamento de profissionais especializados é importante para garantir a correta aplicação dos recursos nas gestões municipais. “Uma grande maioria dos municípios possui equipe pequena para administrar os trabalhos de Cultura. Além disso, a consultoria oferece administração adequada em todo o processo de gestão dos recursos, evitando erros que podem prejudicar a gestão municipal”, declara.
O objetivo da consultoria é de garantir o acesso e gestão dos municípios aos valores previstos para a Cultura, principalmente em âmbito federal, por meio de assessoria especializada a gestores e gestoras no Tocantins. A equipe é composta por profissionais de gestão de projetos, produção cultural e empreendedorismo cultural, além de apoio jurídico e contabilidade especializados.
Paulo Gustavo
Para os editais da Lei Paulo Gustavo, o ECO Nacional esteve em apoio aos gestores municipais das cidades de Buriti do Tocantins, Ananás, Augustinópolis, São Sebastião, Riachinho, Araguatins, Axixá, Luzinópolis, São Bento, Carrasco Bonito, Sampaio e Nazaré.
Aldir Blanc
Da mesma forma, o Instituto ECO Nacional já atende diversos municípios para a Lei Aldir Blanc 2, por meio de auxílio no cadastro do plano de ação na plataforma transfere gov, onde o repasse será feito e os editais poderão ser lançados, oportunizando os fazedores de cultura a realizar seus projetos de acordo com a distribuição de valores nos artigos e incisos da lei. São atendidas, até o momento, as cidades de Luzinópolis, Riachinho, Carrasco Bonito, Darcinópolis, Ananás e Augustinópolis.
ECO Nacional
O Instituto Eco Nacional atua na elaboração e execução de projetos, captações e assessorias nas áreas de saúde, assistência social, meio ambiente e educação, contribuindo assim de mais efetiva para o desenvolvimento dos municípios onde pode atuar.
Os municípios que têm interesse em aderir à consultoria especializada no Instituto ECO Nacional, seja para os trabalhos relacionados aos editais de Cultura ou outra área de atuação do Instituto, basta entrar em contato pelo telefone (63) 9 9274-4813.