PEDIATRIA
Mais de vinte crianças que estavam na lista do Serviço de Regulação Estadual para realização de cirurgias eletivas foram beneficiadas em ação que ocorreu no Hospital Regional de Augustinópolis (HRA). Com apoio da Superintendência de Unidades Próprias e Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde, o hospital realizou o I Mutirão de Cirurgia Pediátrica da unidade e beneficiou pacientes de 9 meses a 12 anos, referenciados de 24 municípios, com o total de 23 procedimentos.
O mutirão contribuiu para diminuir a demanda de cirurgias pediátricas no Tocantins e faz parte da estratégia do Governo do Estado para ampliação do acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos. A ação foi realizada em parceria com o Ministério da Saúde por meio da portaria GM nº 1.294 de 25 de maio de 2017.
Segundo a superintendente de Unidades Próprias, Elaine Negre, o plano estadual prevê, neste primeiro momento, a realização de cirurgias eletivas pediátricas com vistas a agilizar o atendimento de crianças e adolescentes que aguardam por procedimentos de baixa e média complexidade. "A oferta de serviços de saúde nas unidades descentralizadas do Estado é parte do plano de metas para zerar a lista de espera da Regulação Estadual", destacou.
Para a diretora geral do Hospital de Augustinópolis, Cristiane Costa Uchoa, o mutirão fortalece as ações de saúde já realizadas no hospital. “Este mutirão foi de suma importância, pois diminuiu a lista de pacientes que necessitavam de cirurgias. Poder ver as crianças sendo beneficiadas com esta ação de saúde na região norte do Estado é gratificante", ressaltou.
Os procedimentos realizados foram postectomia (amputação do prepúcio), hérnia umbilical, hidrocele (cirurgia para retirada de acúmulo de fluidos no testículo) e hidrocelectomia (cirurgia para extração de líquido dentro do saco escrotal). “O mutirão só foi possível graças ao envolvimento, atenção, dedicação, competência e solidariedade de toda equipe envolvida, bem como os cirurgiões, anestesistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, maqueiros, psicólogas e equipe administrativa”, lembra a diretora.
A auxiliar de serviços gerais, Vanicleia Gomes de Lima, mãe do pequeno Lucas Lima Alves, de apenas dois anos, se disse satisfeita com atendimento recebido na unidade. “Estamos felizes por ele já ter feito a cirurgia que precisava, que é uma hidrocele direito, além da postectomia. Graças a Deus ele passa bem e só estamos aguardando o retorno até o fim desta semana. Estou muito contente por tudo”, afirmou.
Responsável pelo neto Guilherme Costa Freitas, de seis anos, que passou por procedimento de hérnia umbilical e postectomia, a autônoma, Lizane Paulina da Costa, contou que foi muito bem atendida. “Já vamos levar meu neto para a revisão. Tudo ocorreu bem, graças a Deus”.
A unidade
O Hospital Regional de Augustinópolis é referência para 24 municípios na região do Bico do Papagaio e oferece atendimento em diversas especialidades.