Facebook
06/09/2024 - 10h50m

MUTIRÃO DE ATENDIMENTO

Mutirão da Defensoria Pública atende pessoas encarceradas na unidade penal de Augustinópolis

Por Bico 24 Horas

A ação teve início na terça-feira, 3, atendendo todas as pessoas privadas de liberdade na unidade penal.

Atendimentos foram realizados por meio do projeto “Viva - Visita Interdisciplinar e Vínculo Afetivo: Transformando Histórias”

A Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Especializado de Assistência e Defesa ao Preso (Nadep), finalizou nesta quarta-feira, 4, o mutirão de atendimento na Unidade Penal de Augustinópolis. A ação, por meio do projeto “Viva - Visita Interdisciplinar e Vínculo Afetivo: Transformando Histórias”, teve início na terça-feira, 3, atendendo todas as pessoas privadas de liberdade na unidade penal.

Atuaram no mutirão a defensora pública Jade Sousa Miranda, os defensores públicos Alexandre Moreira Maia e Eliel Macedo, servidoras(es) da DPE-TO e estagiários do projeto Viva.

A defensora pública Jade Sousa Miranda falou da importância do atendimento da Defensoria Pública. “Nesses atendimentos passamos o andamento do processo, as datas de progressão, questionamos sobre atendimentos médicos, direitos que eventualmente estão sendo lesados, para adotarmos as providências que forem necessárias”, afirmou.

Em consonância com Jade Miranda, o defensor público Alexandre Moreira Maia enfatizou que o Projeto é um passo importante para garantir que os direitos das pessoas privadas de liberdade sejam respeitados e que recebam o apoio necessário para sua reabilitação. “Nossa missão é assegurar que cada preso tenha acesso a uma assistência jurídica adequada e que suas necessidades sejam identificadas e tratadas”, pontuou.

Já o defensor público Eliel Luiz de Macedo destacou o atendimento humanizado. “O Projeto Viva dá a eles uma perspectiva de atendimento mais humanizado, em que eles expressam seus desejos, suas vontades, sem as amarras do processo. É uma perspectiva interessante, já que mesmo eles estando presos, eles têm outros problemas a enfrentar, problemas existenciais como qualquer pessoa”, destacou.

Equipe da DPE-TO em inspeção na unidade penal (Foto: Marcos Miranda)

Inspeção

Além dos atendimentos, também foi realizada inspeção na unidade penal (Foto: Marcos Miranda)

Após os atendimentos, uma inspeção foi realizada, pelo defensor Alexandre Moreira Maia, pelos analistas jurídicos do Nadep, Gardene Ferro e Paulo Gratão, e pela assessora jurídica do Nadep, Thaíla Nogueira Lino, a fim de garantir a manutenção da qualidade das dependências e dos atendimentos prestados aos presos.

Segundo Alexandre Maia, as inspeções são necessárias para identificar e pontuar quais são as deficiências da unidade. “O que pode ser melhorado, as reclamações não só dos internos, mas também dos servidores que trabalham lá na unidade, relacionados ao bem-estar deles, alimentação, fornecimento de água, visitação, prática de atividades físicas, de esporte, fornecimento de kits de higiene, dentre outras situações”, explicou.

Projeto Viva

Durante os atendimentos são informados, entre outros pontos, a situação processual dos atendidos (Foto: Marcos Miranda)

O "Projeto Viva - Visita Interdisciplinar e Vínculo Afetivo: Transformando histórias" é realizado pelo Nadep por meio do convênio nº 931371/2022, firmado entre a Defensoria Pública do Estado do Tocantins e a União, por meio do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen).

O projeto, que é direcionado para mulheres presas, tem como os principais pontos da pesquisa a investigação de gestantes, lactantes e mães de crianças ou pessoas com deficiência, que possam ter o direito de substituir a prisão preventiva pela prisão domiciliar, desde que o crime em questão não tenha sido cometido com violência ou a ameaça grave à pessoa, e não tenha sido cometido contra seus próprios filhos, conforme orienta decisão proferida no Habeas Corpus nº 143641/SP e da Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 369/2021.

Equipe que atuou no mutirão da DPE-TO (Foto: Marcos Miranda)

Mutirão atendeu todas as pessoas presas na unidade penal (Foto: Marcos Miranda)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS