Facebook
12/06/2023 - 16h40m

NO HRAUG

Mutirão de cirurgias eletivas no feriado prolongado beneficiaram 10 pessoas da região do Bico

Por Bico 24 Horas

Os procedimentos foram realizados por meio do Opera Tocantins.

Mutirão de cirurgias eletivas no HRAUG no feriado prolongado beneficiaram 10 pessoas da região do Bico do Papagaio (Foto: Aldenes Lima)

Durante o feriado prolongado, que ocorreu entre a quinta-feira, 8, e o domingo, 11, o Governo do Tocantins beneficiou 10 pessoas da região do Bico do Papagaio, que aguardavam cirurgias eletivas, na fila da Central Estadual de Regulação.

Os procedimentos foram realizados por meio do Programa de Aprimoramento da Gestão Hospitalar (PAGH-Cirúrgico), conhecido como Opera Tocantins, que incentiva as equipes multiprofissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) a produzirem fora dos horários de plantões. As cirurgias ocorreram no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAUG).

Enquanto alguns descansavam, nossas equipes estavam beneficiando tocantinenses de norte a sul do nosso Estado. Isso mostra o comprometimento de nossos profissionais, em dar celeridade ao atendimento à população usuária do SUS [Sistema Único de Saúde], no Tocantins”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana, acrescentando que, “a dedicação dos profissionais e o apoio do governador Wanderlei Barbosa são fundamentais para a realização das cirurgias”, ressaltou.

Dados do Sistema de Gerenciamento de Lista de Espera por Cirurgias Eletivas (Sigle) apontam que, em 2023, o Governo do Tocantins já realizou 6.801 procedimentos. Desde outubro de 2021, foram 18.681 pessoas contempladas, em todo o Estado.

Panorama nacional

Dados do Ministério da Saúde (MS), divulgados no início de junho, mostram que o tamanho da fila de espera por cirurgias eletivas do Brasil é de 1.082.795 pessoas.  Neste contexto, o Tocantins figura como o terceiro estado da federação, com a menor fila, com pouco mais de 4 mil pessoas, ficando atrás apenas de Rondônia, com 1.001 e Roraima com 3.490.

Para atender a demanda reprimida, o Governo do Tocantins tem, desde 2022, convênios com municípios e contratos com hospitais privados, custeados pelo Tesouro Estadual. Um investimento de mais de R$ 10 milhões em 2022.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS