TOCANTINS
Deputado leu carta de autoria da senhora Mônica Ferreira Costa, mãe da Carolinne, uma pessoa com deficiência intelectual e física.
O deputado estadual Professor Júnior Geo leu, durante sessão ordinária, na manhã desta quarta-feira, 3, uma carta de autoria da senhora Mônica Ferreira Costa, mãe da Carolinne, uma pessoa com deficiência intelectual e física. Na carta, Mônica relata sobre a importância da inclusão e visibilidade das pessoas com deficiência visual no Tocantins e a necessidade de amparar as famílias e cuidadores das pessoas com deficiência.
Mônica diz que, mesmo diante dos avanços legislativos e dos esforços para promover a igualdade de oportunidades para todos os cidadãos, as pessoas com deficiência visual no Tocantins se deparam com barreiras físicas, sociais e culturais, que dificultam seu acesso a serviços básicos, como educação, saúde e transporte. Ainda, de acordo com a carta, a falta de amparo adequado às famílias e cuidadores de pessoas com deficiência é um ponto que precisa ser debatido e melhorado.
Na oportunidade, Geo reforçou que é um dever de cada cidadão e principalmente do Estado buscar a inclusão dessas pessoas e lhes garantir dignidade. “Essa mãe quer chamar a atenção desta Casa de Leis, da sociedade como um todo para a necessidade da inclusão. A preocupação, o cuidado, é um dever de todos nós cidadãos e, principalmente do Estado, que tem arrecadação de impostos e recursos, que podem trazer um pouco mais de dignidade e inclusão dessas pessoas na sociedade em que vivemos”, disse Geo após ler a carta.