CIDADÃO DO FUTURO
Em continuidade ao projeto Cidadão do Futuro Resgatando o Civismo, a Polícia Militar (PM) promoveu na semana da Pátria, setembro, duas cerimônias alusivas ao projeto com o objetivo de alcançar a comunidade escolar. Em Araguatins na manhã desta última sexta-feira, 02, cerca de 120 alunos das turmas do 3º ao 5º ano do ensino fundamental da Escola Paroquial São Vicente Ferrer, foram contemplados com a realização do projeto.
Major QOPM Valdeonne Dias da Silva, comandante do Batalhão esteve acompanhado dos oficiais e de vários outros policiais militares da Unidade. Eles foram recebidos pela gestora da escola, professora Geiza Tavares Pereira e sua equipe. O momento cívico contou com o cântico do Hino Nacional frente às bandeiras do Brasil, do Estado do Tocantins, do Município de Araguatins e da referida escola.
Fazendo uso da palavra, a gestora Geiza enfatizou a necessidade de trazer de volta ao seio escolar os valores dos símbolos da pátria, e agradeceu ao Comando pelo trabalho realizado junto aos estabelecimentos de ensino. O major Valdeonne agradeceu a receptividade da escola e ressaltou a importância do estreitamento do relacionamento entre a comunidade estudantil e a Policia Militar.
A segunda solenidade aconteceu na manhã desta segunda-feira, 5, na Escola Municipal Turma da Mônica, no povoado de Bela Vista, município de São Miguel -TO, ao comando do capitão José Carlos da Costa Abreu, comandante da 3ª Companhia Operacional em São Miguel. Ele esteve acompanhado dos policiais militares da Cia.
Capitão PM Abreu foi o responsável pela palestra. Ele enfatizou da importância do projeto Cidadão do Futuro em resgatar o civismo, o respeito aos símbolos nacionais e a integração da Polícia Militar/Sociedade. Além dos professores e demais servidores, a cerimônia contou com a participação de mais de cem alunos.
Além do cântico do Hino Nacional Brasileiro houve também o hasteamento das bandeiras do Brasil, Estado do Tocantins e município.
Sobre o Projeto Cidadão do Futuro
O projeto Cidadão do Futuro foi criado pelo atual comandante do 9º BPM, major PM Valdeonne Dias da Silva. Por meio de sua metodologia o projeto vem sendo desenvolvido nas Unidades Escolares durante o ano letivo de 2015 à 2017.
Desde sua implantação, dia 31 de março de 2015, o projeto já alcançou quase 3.800 alunos da rede pública em toda a região do Bico do Papagaio. O projeto vem sendo trabalhado em três eixos: 1º Eixo - O policial nas escolas; 2º Eixo – O aluno no quartel e o 3º Eixo – Palestras sobre temas diversos, tais como:Segurança no Trânsito; Direitos e Deveres; Meio Ambiente, Drogas e outros.
O 3º eixo ocorreu no dia 03/09, sábado, na escola Paroquial em Araguatins. Instrutora do Proerd, 2º sargento PM Jansley Sousa Barros Dias ministrou uma palestra com ênfase na prática do Bulling e no uso drogas, mostrando os malefícios causados pelo entorpecente.