ENCHENTES
Em Parauapebas, sudeste do Pará, o nível da água começou a baixar nesta sexta-feira, 16, mas a Defesa Civil mantém o alerta às 500 famílias que estão desabrigadas para que se mantenham fora de suas casas. O órgão informou que monitora mais de 17 quilômetros de rio, sobretudo, as áreas que estão em situação de alagamento. Em todo o Estado do Pará, 15 municípios já foram atingidos por enchentes. O número de pessoas afetadas já ultrapassa 14 mil, de acordo com dados da Defesa Civil.
“A previsão é de mais chuva na cabeceira do rio. Isso preocupa, pois nas próximas 48 horas podem ter novas enchentes. Aí teremos trabalho para retirar as famílias outra vez”, alertou Wanterlor Bandeira, da secretaria municipal de segurança institucional de Parauapebas.
Depois de atingir, no último sábado, 10, a sua cota máxima de 13,10 metros, o rio Parauapebas baixou o nível em 2,5 metros, porém, ainda 6,5 metros acima do normal. No meio da semana, imagens aéreas mostravam apenas os telhados das casas e esse panorama começou a mudar, o que faz algumas famílias não seguirem a determinação da Defesa Civil.
“A água baixou e nós voltamos para casa. Se subir novamente, a gente vai dar outro jeitinho”, explicou Dona Cícera, que teve que pedir abrigo ao filho durante o ápice dos alagamentos. No centro da cidade, a quadra de esportes segue sendo o pavilhão de donativos e atendimentos aos desabrigados, em trabalho realizado de forma voluntária.