NAVI
O Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Augustinópolis, recebeu nesta quarta-feira, 12, a visita do consultor do Prêmio Innovare de Eficiência da Justiça, Altivo José da Silva Junior, que em sua missão buscou conhecer in loco o trabalho desenvolvido pelo projeto Núcleo de Advocacia Voluntária Itinerante (Navi), selecionado para a disputa. A coordenadora pedagógica da Escola Estadual Fazenda 16, Thamara Padilha, acompanhou a visita.
O Navi tem como objetivo principal levar a universidade às comunidades carentes de Augustinópolis e região, realizando atendimento jurídico, gratuito e de qualidade. O projeto foi desenvolvido pelo Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e é coordenado pelo professor Irineu Vagner Junior Valoeis. O projeto é executado por alunos do curso de Direito matriculados nas disciplinas de estágio supervisionado, sob a orientação dos professores-orientadores, que também são advogados atuantes, devidamente inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Para a classificação das práticas, os consultores fazem visitas in loco e realizam entrevista com o coordenador do projeto para preenchimento de questionário padrão, no qual são avaliados itens como a quantidade e resultado de atendimento, benefícios alcançados, custo e dificuldades encontradas para a execução do projeto, entre outros.
A coordenadora pedagógica da Escola Estadual Fazenda 16, Thamara Padilha, representando uma das escolas onde o projeto Navi foi executado, acompanhou a visita e teve a oportunidade de expor a importância do projeto para a comunidade em que a escola está inserida, a Vila 16, Zona Rural de Augustinópolis.
“A visita do senhor Altivo José da Silva Junior, consultor do Prêmio Innovare para a avaliação do projeto Navi, reforça nossa consciência de que o NPJ da Unitins, através do Navi, tem executado um importante papel social e humano na região do Bico do Papagaio”, ressalta o professor Irineu Valoeis, que coordena o projeto.
Prêmio Innovare
O Prêmio Innovare tem como objetivo identificar e disseminar práticas no âmbito do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública e da Advocacia Pública e Privada que estejam contribuindo para o aprimoramento, modernização e eficiência da Justiça, além de dar visibilidade às práticas de sucesso inscritas e pré-selecionadas.