UNITINS
O objetivo é fornecer apoio psicológico, pedagógico e social aos alunos e fornecer instrumentos para um melhor desempenho social e acadêmico.
O Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional (NAPE) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Câmpus Augustinópolis, iniciou nesta segunda-feira, 25, o projeto “Desconecta”, uma proposta de terapia em grupo voltada aos acadêmicos da unidade de ensino. O primeiro encontro aconteceu na sala do NAPE e outros participaram de forma on-line pelo Google Meet.
De acordo com o NAPE, o objetivo do projeto é fornecer apoio psicológico, pedagógico e social para os alunos, de modo a fornecer instrumentos para um melhor desempenho do discente nas vidas acadêmica e pessoal.
“O ‘Desconecta’ é voltado para aqueles estudantes que têm curiosidade de saber como funciona o atendimento psicológico em grupo, bem como para aqueles que possuem necessidade de apoio nas áreas psicológica, pedagógica e/ou social. É um espaço voltado para a promoção do autoconhecimento, saindo um pouco da realidade virtual para se conectar com outras pessoas e consigo mesmo”, explica a psicóloga do NAPE/Câmpus Augustinópolis, Ariane Carvalho.
A pedagoga do NAPE/Câmpus Augustinópolis, Maria Lúcia Paulino, destaca que “por meio do projeto, o universitário terá a oportunidade de reaprender e de refletir sobre as atividades presenciais que foram intensificadas em 2022. É preciso que nos desprendamos do que era remoto para reaprendermos a conviver socialmente, voltarmos a pensar nas avaliações com o rigor dos processos seletivos, reaprendermos a lidar com a tolerância com os colegas, com o administrar o nosso tempo de estudo. Todas essas questões vêm com o retorno presencial”.
O projeto é gratuito e não há necessidade de inscrição. Os encontros terão duração média de 1h30 (uma hora e meia) e vão ocorrer sempre nas últimas terças-feiras do mês. Os horários serão alternados com o objetivo de contemplar o maior quantitativo de alunos possível. Mais informações podem ser obtidas diretamente na sala do NAPE, no Câmpus Augustinópolis.