Facebook
02/07/2021 - 15h48m

USO CORRETO

Naturatins participa das ações do projeto Foco no Fogo em Pium, Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão

Redação

Objetivo é levar informações e orientações sobre o uso correto do fogo para limpeza de área e a importância do período de suspensão da queima.

Visitas às comunidades leva sensibilização sobre o uso correto do fogo (Foto: Fernando Alves)

O projeto Foco no Fogo foi recebido na aldeia indígena Boto Velho, na região da Ilha do Bananal, nessa quinta-feira, 1° de julho. Ao longo da semana, equipes do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e de instituições parceiras do projeto realizaram mais uma etapa da ação de sensibilização. Durante as visitas em comunidades, assentamentos e propriedades rurais dos municípios de Pium, Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão, foram oferecidas informações e orientações sobre o uso correto do fogo na limpeza de áreas.

Além da autorização emitida pelo órgão competente, os proprietários rurais também receberam esclarecimentos sobre a importância de contar com o suporte de equipes preparadas na realização da queima controlada preventiva, para evitar incêndios florestais de grandes proporções e a necessidade de respeitar o período de suspensão.

Esse projeto é super importante para nossa região. O Foco no Fogo traz a sensibilização para a população sobre os cuidados necessários no uso do fogo, a fim de evitar os incêndios florestais, que causam uma grande mortalidade de animais, a degradação das nossas florestas e é um crime ambiental. Então a conscientização é sempre o melhor caminho para evitar prejuízos econômicos e ambientais”, destacou Maria Pereira, supervisora regional do Naturatins de Lagoa da Confusão.

O fiscal ambiental do Polo 3 de Fiscalização do Naturatins em Gurupi, Romário Pessoa Maracaípe, considera a ação importante para as partes, pois orienta a população sobre o uso correto do fogo e a necessidade de cumprir o período de suspensão, quando determinado pelas autoridades competentes.

O mundo atravessa esse período da pandemia. Extinguir o uso inadequado do fogo evita a emissão de poluentes que interferem na qualidade do ar e acarretam problemas respiratórios. Para o Naturatins é uma grande satisfação poder contribuir com um projeto que visa benefícios para o meio ambiente e a população”, reiterou Romário Maracaípe.

Projeto Foco no Fogo foi recebido na aldeia Boto Velho na Ilha do Bananal (Foto: Fernando Alves)

Integrante das ações do Comitê do Fogo, além do Naturatins, o projeto conta com a parceria entre a Defesa Civil do Tocantins, equipes das prefeituras e secretarias de Meio Ambiente e Turismo dos municípios, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), PrevFogo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), Exército Brasileiro, Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), Energisa, Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), entre outros.

Foco no Fogo percorreu propriedades rurais de Pium, Formoso do Araguaia e Lagoa da Confusão (Foto: Fernando Alves)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS