Facebook
11/10/2022 - 17h50m

MALHA FINA

Naturatins realiza operação de fiscalização entre os estados do Tocantins e Maranhão

Redação

Mais uma etapa da Operação Malha fina foi realizada durante os dias 4 e 10 deste mês, compreendendo municípios tocantinenses que estão na área de abrangência do lago da usina hidrelétrica de Estreito-MA.

Duas equipes de fiscalização percorreram duas margens de água no Extremo Norte do Tocantins (Foto: Divulgação/Naturatins)

Fiscais do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realizaram mais uma ação da Operação Malha Fina, no lago do reservatório da Usina Hidrelétrica de Estreito-MA, nos municípios de Barra do Ouro, Filadélfia, Babaçulândia, Darcinópolis, Palmeiras do Tocantins e Aguiarnópolis, todos na região do Extremo Norte do Tocantins. A operação rendeu a apreensão de 3,6 mil metros de redes usadas ilegalmente e uma zagaia. Os peixes presos nas redes foram devolvidos à água.

A operação foi realizada entre os dias 4 e 10 deste mês e teve como objetivo combater a pesca predatória em lagos e rios tocantinenses, bem como garantir o cumprimento das portarias do Naturatins nº 53 e 54 de 2022, que versam sobre a pesca e o transporte de pescado em território tocantinense. Duas equipes de fiscalização percorreram simultaneamente as duas margens e todo o entorno da extensão do lago e pequenas lagoas.

De acordo com o gerente de Fiscalização Ambiental do Naturatins, Cândido José dos Santos Neto, como a área onde a operação foi realizada fica entre os estados do Maranhão e Tocantins, os fiscais aproveitaram para intensificar o trabalho de educação ambiental, levando aos ribeirinhos dos dois estados informações sobre as normas ambientais vigentes.

O gerente explicou também que, graças às ações de fiscalização e ao trabalho de educação ambiental, tem se observado uma crescente procura pela regularização por parte dos pescadores, especialmente dos profissionais.

Durante a operação, os fiscais retiraram da água 3,6 mil metros de redes e apreenderam uma zagaia (Foto: Divulgação/Naturatins)

Operação Malha Fina tem como objetivo coibir a pesca predatória em território tocantinense (Foto: Divulgação/Naturatins)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS